O que é quimioterapia?

Dentro de todo o tratamento inclui-se a quimioterapia,  usada para matar células cancerosas, por meio de medicamentos administrados por via intravenosa (pelas veias), ou boca. Os medicamentos utilizados para este fim são numerosos. Eles são agrupados por seu modo de ação sobre as células cancerosas.

Médicos prescrevem diferentes combinações de fármacos administrados simultaneamente para tratar o tumor. A quimioterapia  não foi aplicada a um tipo específico de medicamentos, mas o tratamento em geral.

Quimioterapia  varia de acordo com o tipo de câncer a ser tratado.  Os médicos agora usam nomes com muitas abreviaturas para indicar o tipo de medicamentos incluídos nestes tratamentos.

O que é quimioterapia?

Todos os órgãos do nosso corpo são compostos de pequenas unidades chamadas células. Para manter o bom funcionamento do nosso corpo, as células devem ser renovadas em uma base regular. Normalmente, este processo de renovação está sujeita a controles rigorosos, mas pode acontecer que algumas células escapam a este controle e começam a proliferar sem controle, formando um tumor. Neste caso, as células se tornam cancerosas.

As células cancerosas podem espalhar-se do seu local de origem, através do sangue ou linfa  (através dos vasos linfáticos) para atingir outros órgãos, onde se formam novos nódulos tumorais chamados metástase.

Como a maioria dos medicamentos utilizados na quimioterapia são administrados por via intravenosa, podem destruir as células cancerosas no tumor primário e as metástases.

A quimioterapia pode, portanto:

  • Curar alguns tipos de câncer.
  • Células tumorais impedir metástase.
  • Reduzir os sintomas associados ao câncer e melhorar a qualidade de vida.

Como o médico escolhe a quimioterapia?

O tipo de quimioterapia é feito de acordo com critérios precisos. Certas drogas são mais eficazes do que outros no tratamento de certos tumores. Portanto, no tratamento destes tumores são usados ??esses medicamentos, embora muitas vezes usandos numa combinação de várias drogas.

A combinação de várias drogas para matar células cancerosas através de vários mecanismos impede que as células desenvolvam resistência ao tratamento. Isso dá uma maior eficiência.

A escolha de um regime de quimioterapia é baseado em:

  • O tipo de câncer
  • A parte do corpo onde o câncer se desenvolve
  • Os efeitos do câncer sobre o corpo
  • Condição geral do paciente.

Ensaios clínicos

Medicamentos eficazes no tratamento de câncer são numerosos e há também uma investigação em curso de novos medicamentos e novas combinações deles. A busca por essas novas parcerias está em ensaios clínicos.

Na verdade, um ensaio clínico encontra um certo número de pacientes que têm o mesmo tipo de tumor e são tratados com o mesmo tipo de tratamento ou tratamento convencional outro, com o qual se quer comparar a sua eficácia. O médico avalia a resposta a este tratamento, e depois compara estes resultados com os de outros estudos. Estes estudos estão a seguir algumas regras muito precisas, definidas por um protocolo. Antes de propor um ensaio clínico de um paciente, o protocolo é objecto de consideração muito cuidadosa por parte do comitê de ética de cada hospital, que valida ou não o estudo. Também deve ser especificamente aprovado pelo Ministério da Saúde, ou órgão autônomo responsável por esta matéria.

A eficácia destas novas parcerias, ou de novas drogas é geralmente desconhecida. No entanto, estes estudos permitem que os pacientes a beneficiar os mais recentes tratamentos e novas combinações de tratamentos recentemente descobriram que elas poderiam ser mais eficazes do que os tratamentos padrão anterior.

Como é a quimioterapia e com que freqüência?

Quimioterapia, por vezes, requer hospitalização por vários dias, mas geralmente pode ser feita em nível ambulatorial por meio dia. Muitos pacientes que recebem quimioterapia ainda estão trabalhando e levando uma vida normal.

A quimioterapia geralmente é feito a cada três ou quatro semanas, durante um ou mais dias. No entanto, isso pode variar dependendo:

  • O tipo de câncer
  • Os objetivos do tratamento
  • O tipo de drogas usadas
  • Efeitos adversos do tratamento.

Como é a quimioterapia?

A maioria das drogas que estão incluídos são administrados por via intravenosa (pelas veias) através de um sistema de gotejamento. O médico pode usar uma veia em seu braço ou um cateter central. Existem dois modelos básicos de cateteres centrais.

Método-a-cath Porth

Uma delas é comumente chamado de Porth-a-cath, que está localizado em uma veia no peito e colocado sob anestesia geral. Este cateter é conectado a um tanque pequeno (1 cm de diâmetro) colocada sob a pele, na altura da clavícula, e uma picada com uma agulha através da pele. O Porth-a-cath pode ser usado mesmo durante anos se necessário. Também pode usá-lo para extrair o sangue.

Cateter Hickman

Outro modelo é a linha central, cateter de Hickman, que também é ligado a uma veia no peito, mas sua extremidade externa tem duas linhas  penduradas na frente do peito, e não sob a pele.

Usando o modelo é geralmente indiferentes, são iguais na função para a qual eles são necessários.

Quais são os efeitos colaterais da quimioterapia?

Efeitos adversos variam com o tipo de medicamentos utilizados e a intensidade do tratamento. Às vezes, uma mudança na quantidade e frequência de administração é possível modular a qualquer um destes efeitos.

Como é o monitoramento da quimioterapia?

O paciente é constantemente monitorado pelo médico em uma base regular para avaliar a resposta ao tratamento e seus efeitos adversos.

O médico receita exames de sangue regulares (duas ou três vezes por mês, geralmente). Este exame de sangue será controlado:

  • Hemograma, que determina a contagem de glóbulos vermelhos e plaquetas.
  • Os parâmetros bioquímicos básicos, que medem os íons no sangue e permitem, entre outras coisas, verificar a função renal.
  • O perfil do fígado, o que torna possível verificar o correto funcionamento do fígado.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Ola. Depende do tratamento que você fez, qual o tumor que tratou, onde foi realizada a radioterapia, o tempo que ja finalizou o tratamento. Enfim, ha uma infinidade de coisas que precisam ser…

Boa tarde! O uso de açúcar não atrapalha o tratamento. No entanto, açúcar deve ser consumido em moderação por qualquer pessoa, esteja ou não em tratamento oncológico. Um abraço!

Boa tarde! Pode sim, sem problemas! Um abraço!

Boa tarde! Sim, esse sintoma é bastante comum durante a quimioterapia. Porém você deve informar ao seu oncologista para ele avaliar necessidade de fazer algum exame de imagem relacionado a esse…

Boa tarde! Não existe nenhum dado mostrando que manta térmica ou infravermelho ajudem tanto na retenção de líquido quanto no aumento do tumor. Converse com seu Oncologista, ele poderá te orientar…

Para responder a essa pergunta com mais propriedade , é necessário conhecer mais sobre as particularidades do caso , através de anamnese , exame clínico , diagnóstico e plano de tratamento.

Depende do procedimento que ira fazer no dentista, se for procedimento mais tranquilo, como restauração, por exemplo, não é obstáculo, mas procedimento invasivos deverá ser consultado o médico…

Tanto a quimioterapia quanto a radioterapia atuam á medio prazo e os sintomas um mes depois podem ser consequencias do tratamento. Contudo, deve-se procurar seu médico para afastar que possa…

Boa tarde! Paciente portadora de ca de colo uterino já submetida ao tratamento combinado com radioterapia + quimioterapia não apresenta normalmente dor relevante em região de cintura pélvica…

Boa noite!
Esta descrição é compatível com um tipo de tumor maligno - o carcinoma de células escamosas (ou CEC), que pode surgir em diversas partes do corpo, sendo as mais comuns as regiões…