O que é o câncer de testículo?

O câncer de testículo é um tumor raro de contabilidade por 1-2% do total de adultos, mas de grande importância, pois afeta homens jovens, de preferência entre 15 e 35.

Embora as causas que surgem não são bem definidos, sabe-se que a doença acomete mais freqüentemente os pacientes cujos testículos, por qualquer motivo, não desceram para o escroto bem desde que eram bebês (esta circunstância é chamada criptorquidia).

Tumores testiculares são classificados de acordo com o tipo de células que os formam. De todos os tumores testicular 90-95% são tumores de células germinativas, termo que engloba os tumores, como seminoma (35%), carcinoma embrionário (20%), teratoma (5%), coriocarcinoma (1%) e combinações dos citados anteriormente (40%). O resto são chamados de não-germinal tumores (gonadoblastoma, tumor de células tumorais de Leydig e células de Sertoli).

Estes tumores podem ser tratados e completamente curada com cirurgia e quimioterapia ou radioterapia, que devem operar no tipo de tumor em questão e do estágio da doença é.

Quais são os sintomas de câncer de testículo?

O câncer de testículo é geralmente detectado por acaso. O mais comum é o aumento indolor do testículo, que é progressiva e pode estar associada com peso, embora possa aparecer dor severa devido à hemorragia dentro do tumor. Também pode ser detectado por acaso após um trauma ou por um parceiro durante o sexo.

Como um conselho devemos observar que se notar alterações em um ou, menos freqüentemente, em ambos os testículos, não hesite em preencher um exame médico adequado.

Como é diagnosticado o cancro testicular?

O auto-exame tem um papel fundamental no diagnóstico precoce, porque o diagnóstico normalmente é geralmente leva entre 3 e 6 meses. Identificação de uma massa testicular ou aumento deve ser avaliada por ultra-sonografia escrotal. Uma proporção significativa de tumores testiculares produzem substâncias chamadas marcadores tumorais (alfa-fetoproteína e gonadotrofina coriônica humana), cuja importância reside não só no ponto de vista diagnóstico, mas você pode controlar a eficácia do tratamento e diagnóstico precoce de possíveis recaídas da doença do tumor. Estas substâncias são produzidas e liberadas no sangue pelas células tumorais malignas.

O estudo destes tumores se completa com a realização de um scanner (TC tomografia computadorizada) para confirmar ou não a extensão do tumor para os linfonodos.

Como é o câncer de testículo?

O primeiro passo é identificar o tumor testicular para selecionar o melhor tratamento. Se não há outra escolha senão retirar o testículo afetado, isso é feito através de uma incisão na virilha, um procedimento conhecido como orquiectomia radical.

Dependendo do tipo de tumor e extensão do tumor, o tratamento cirúrgico pode ser concluído com a quimioterapia ou radioterapia. A eficácia do tratamento e monitoramento de recidiva é feito medindo marcadores e exames radiológicos.

Previsão

O sucesso do tratamento está no diagnóstico precoce quanto possível e na determinação da extensão do tumor, o que permitirá escolher o tratamento ideal. O tratamento é eficaz na maioria dos casos. De fato, a porcentagem de sobrevivência de cinco anos na maioria das formas de câncer de testículo é maior do que 90% se detectados precocemente. Há exemplos de figuras públicas (ciclistas, jogadores de futebol, etc) que contribuem para o otimismo e convidam todos aqueles que são afetados por este problema.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Apêndices testiculares são alterações benignas, que podem ser palpadas se presentes. Se não há dor ou crescimento importante dessas estruturas, não há o que se preocupar. Caso o quadro mude ou…

Infelismente, sim... corre o risco de voltar. Deverá fazer seguimento com o oncologista regularmente.

Para avaliarmos se algo é maligno precisamos de um exame que é o anatomopatológico. Esse exame é feito de uma parte ou de todo o material que é retirado em uma cirurgia. Nódulos na região dos…

Olá
O ideal seria entrar em contato com urologista que realizou procedimento para uma avaliação
Att
Dr Alexandre

Sempre é possível a recidiva: tanto no corpo como no testículo contralateral. Mas a chance de isso ocorrer, ainda mais depois de um ciclo de quimio, é muito baixa. Converse abertamente com o…

Olá
Geralmente quando câncer de testiculo o nódulo cresce com passar do tempo mas o importante é passar em consulta para uma avaliação
Att
Dr Alexandre