O que é o câncer da glândula pâncreas?

O pâncreas é um órgão muito alongado, lanceolado, colocado horizontalmente no abdómen, atrás e abaixo do estômago. Ele tem três partes, cabeça, corpo e cauda. A cabeça é cercada pelo duodeno.

O câncer de pâncreas é definido pelo aparecimento de certas características de malignidade nas células dos tecidos e pode, como em outros cânceres, ficar localmente ou se espalhar para outros órgãos do corpo (metástase), essas células estão localizadas mais freqüentemente na glândula principal.

O que causa o câncer de pâncreas?

A causa exata é desconhecida, mas se têm identificado vários fatores de risco, especialmente fumo e abundância de gordura animal e carne vermelha na dieta. Por outro lado, uma dieta rica em frutas e vegetais pode ter algum efeito protetor. Não há evidências de que o consumo de café aumenta o risco. Há também dados sugerindo que a exposição prolongada a substâncias químicas como petróleo pode aumentar o risco.

Quais são os sintomas do câncer de pâncreas?

Geralmente os sintomas são leves e inespecíficos nos estágios iniciais do desenvolvimento do tumor, por isso, infelizmente, costuma ser detectado quando já está numa fase avançada. Os sintomas iniciais geralmente incluem perda de apetite e até repulsa em relação aos alimentos e perda de peso. Isto pode ser adicionado a sensação de vômito, cansaço e diarréia. Um sinal de que às vezes é relativamente cedo é a icterícia devido à compressão do tumor sobre o ducto biliar, localizado na cabeça do pâncreas. Essa compressão faz com que haja a má drenagem da bile, que contém um pigmento amarelo, bilirrubina, a partir do fígado para o duodeno, eo conseqüente aumento no sangue e na pele.

A dor abdominal é quase constante ao longo da evolução, e é o sintoma de início em 80% dos pacientes. É uma dor profunda, contínua, estendendo-se diretamente à parte posterior e mais intensa à noite, tornando o sono difícil. É dor muito inquietante e embora possa ser devido a outras doenças do pâncreas ou órgãos adjacentes, deve ser sempre um sintoma de alarme.

Finalmente, alguns pacientes desenvolvem diabetes como um sintoma inicial.

Como é diagnosticado?

Geralmente o diagnóstico é obtido com técnicas de imagem, principalmente a ultra-sonografia ou CT, é habitual para executar ambas as técnicas em. Você pode obter uma amostra de tecido para biópsia microscópica utilizando técnicas especiais com agulha CT-dirigido, e até mesmo uma colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE). CPRE em um corante injetado através da rede de canais do pâncreas, a fim de então, ver uma foto de sua distribuição e as alterações anatômicas que podem nos fazer suspeitar da presença de tumor, sua localização e dimensão aproximada. Na verdade há muitas técnicas disponíveis para o diagnóstico, mas só devem ser utilizadas em cada caso, necessário para atingir o mesmo e definir a localização e extensão do tumor.

Previsão

É muito desfavorável ??e praticamente não registou melhorias nos últimos 20 anos, infelizmente. 95% dos pacientes morrem em decorrência do tumor após um ano do diagnóstico. Sobrevida global em cinco anos, chega a 5%. Nos casos em que o diagnóstico é feito precocemente, a cirurgia radical alcançado uma sobrevivência de 20% em 5 anos, no máximo. Portanto, cuidados paliativos são de grande importância em pacientes que sofrem deste tumor.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Para acompanhar seu caso é importante que tenha uma consulta com um cirurgião especialista em aparelho digestivo.
Para melhor definição da conduta, é fundamental saber a sua história clínica…

O tumor de Frantz, ou neoplasia sólida pseudopapilar, possui sem dúvida um curso menos agressivo que outros tumores de pâncreas, no entanto seu crescimento local pode trazer problemas, além de…

Nunca é normal sentir dor, mas às vezes é comum sentir um pouco de dor, especialmente após uma cirurgia, o que deve ser controlado com analgésicos. Porém, se a dor estiver intensa, piorando ou…

Se o acompanhamento estiver sendo feito de maneira ideal, voce deve ser visto pelo seu cirurgiao para sanar suas duvidas

O câncer de pâncreas pode gerar reação inflamatória ao seu redor a qual geralmente se chama desmoplasia, porém não é frequentemente causar clínica de pancreatite. O inverso é mais frequente,…

Nao existe um exame que seja usado para rasteio do câncer de pâncreas. Mas ele pode ser detectado em alguns exames de imagem, Ultrassonografia, tomografia computadorizada ou Ressonância de abdome.…

E uma grande cirurgia para tratamento de câncer.
Sao retirados parte do pâncreas (cabeça), duodeno(porção do intestino delgado), parte das vias biliares, vesícula biliar podendo também…

A cirurgia pancreática é sempre considerada um procedimento de maior porte. Sendo assim, mesmo tendo já passado 2 meses, deve ser realizada uma reavaliação para descartar alteração relacionada…

Para câncer de pâncreas não tem indicação de rastreamento para toda população como o câncer de intestino que fazemos colonoscopia após os 50 anos e sangue oculto nas fezes ou mais precoce a depender…

As fezes gordurosas flutuam. Em alguns casos de câncer de pâncreas o órgão pode perder a capacidade de produzir ou liberar enzimas que digerem a gordura, mas é uma situação rara. Existem muitas…