O autismo é um transtorno genético do desenvolvimento neurológico que é detectado na infância, quando a criança é incapaz de produzir habilidades sociais: comportamentos verbais e não verbais, interação com os outros, bem como criar emoções e ideias. Especificamente, os especialistas recomendam que tem que se deve estar atento ao progresso da criança entre 18 e 36 meses.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

 Rangel Lima
Psicólogo, Psicanalista
Chapecó
O autismo, reconhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição que permanece ao longo da vida, desde a infância até a idade adulta. No entanto, as manifestações do autismo podem…

 Indayá Jardim de Almeida
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá! Os profissionais que fazem o diagnóstico de autismo são psiquiatras, neurologistas e neuropsicólogos a partir da realização de avaliações do caso. Espero ter ajudado, estou á disposição!

Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Entendo sua preocupação em relação ao desenvolvimento do seu filho, principalmente considerando o histórico familiar de autismo. O autismo é uma condição complexa, influenciada por uma combinação…

 André Gama
Psicólogo
São Paulo
Os transtornos do espectro autista têm níveis diferentes, logo, não existe uma ''imaginação de autista'' específica. De forma geral, pessoas que estão no espectro apresentam…

Os sintomas do TEA nas mulheres podem acontecer sob o que chamamos de MASKING, isso significa que biologicamente a mulher parece ter uma capacidade de mascarar alguns dos sintomas comuns do TEA,…

Dr. Mauro Reis
Neurologista pediátrico, Pediatra, Neurologista
Nova Iguaçu
Você deve estar se referindo a rigidez cognitiva que no autismo refere-se à dificuldade em adaptar pensamentos e comportamentos a novas informações ou mudanças no ambiente. Esta característica…

Dr. Mauro Reis
Neurologista pediátrico, Pediatra, Neurologista
Nova Iguaçu
Sim, inclusive algumas diferenças no desenvolvimento cerebral entre homens e mulheres autistas têm importantes implicações clínicas, influenciando o diagnóstico e o tratamento.

Dr. Mauro Reis
Neurologista pediátrico, Pediatra, Neurologista
Nova Iguaçu
Olá, na realidade o cérebro de indivíduos com autismo pode apresentar variações na velocidade de processamento em diferentes áreas, devido a diferenças estruturais e funcionais, níveis neuroquímicos…

Dr. Mauro Reis
Neurologista pediátrico, Pediatra, Neurologista
Nova Iguaçu
Olá, essa pergunta é interessante, até porque realmente existem muitas diferenças no cérebro de um indivíduo autista quando comparado a um indivíduo que não tem o transtorno. Essas diferenças…

 Indayá Jardim de Almeida
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá! Geralmente porque as mulheres são ensinadas para serem mais discretas, aprendem a se adaptar as expectativas e cobranças e infelizmente omissão nas investigações dos casos nos consultórios.…