O autismo é um transtorno genético do desenvolvimento neurológico que é detectado na infância, quando a criança é incapaz de produzir habilidades sociais: comportamentos verbais e não verbais, interação com os outros, bem como criar emoções e ideias. Especificamente, os especialistas recomendam que tem que se deve estar atento ao progresso da criança entre 18 e 36 meses.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

 Lorene Amaral
Psicólogo
Salvador
Fiquei pensando sobre que sentido teria falar sobre isso com os colegas de trabalho. Por exemplo, se a pessoa sente dificuldade em alguma atividade do trabalho devido ao autismo, pode ser interessante…

 Andrea Lane Edde
Psicólogo
São Paulo
Ola, dificuldades de socialização é muito comum em pessoas pertencentes ao Espectro Autista. Existe vários programas que ajudem, entre eles terapia comportamental focada em treino de habilidade…

 Ana Carolina Praça Cirino
Psicólogo
Rio de Janeiro
Nem todo autista tem alguma desordem sensorial.

Prof. Maria Consolata Pappacena
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá!
É muito importante estarmos numa sociedade onde possamos estar inteiros e nos respeitarmos com nossos desejos, inteirações, e etc...
A terapia ajuda muito a pessoa com autismo…

Oi. Realmente bater a cabeça contra a parede está entre os comportamentos chamados estereotípicos ou estereotipias do espectro autista, no entanto o que você está descrevendo parece um aumento…

As estereotipias são maneiras dos autistas se comunicar, demonstrar felicidade, tristeza, nervoso, etc... Não deve ser ignoradas, mas observadas e direcionadas para uma comunicação funcional.…

 Aline de Oliveira e Silva
Psicólogo
Aparecida de Goiânia
Olá bom dia. Como alguns colegas referiram anteriormente os critérios diagnóstico do transtorno do espectro autista - TEA, bem como de vários outros transtornos mentais, são embasados mundialmente…

Prof. Maria Consolata Pappacena
Psicólogo
Rio de Janeiro
Prezada Bom Dia!
Percebo da sua curiosidade e a importância disto!
Não é possível diagnosticar através do seu pequeno relato, pois ela me fornece várias hipóteses, como dificuldade…

 Elaine Inácio Pereira de Souza
Psicólogo, Terapeuta complementar
Curitiba
Prezado(a) Paciente, na realidade o autismo possui características do déficit de atenção. Ambos os transtornos envolvem o neurodesenvolvimento e possuem elevada tendência genética. Nesses casos…

Homem são mais vulneráveis a desordens neurológicas como o autismo do que mulheres, mas os cientistas ainda sabem a causa dessa discrepância.Uma longa pesquisa publicada no periódico American…