O que é?

Aneurisma é uma dilatação permanente de um vaso sanguíneo. Isso ocorre quando ele perde sua elasticidade. O grande perigo é o rompimento. Quando essa condição se localiza na aorta abdominal infrarrenal, é chamada de aneurisma da aorta abdominal. Considera-se aneurisma quando a dilatação é igual ou maior que quatro centímetros.

Qual é a causa?

Não é conhecida a causa da dilatação da aorta abdominal. Todavia, são apontados alguns fatores que aumentam o risco de a pessoa desenvolver essa doença: hábito de fumar, pressão alta, colesterol alto, enfisema e obesidade. A doença é mais comum em homens com idade igual ou maior que 60 anos. Embora não exista comprovação, há a possibilidade de fatores hereditários também influírem no desenvolvimento da doença.

Quais os sintomas?

Na maioria das vezes o aneurisma da aorta abdominal não apresenta qualquer sintoma. Por vezes o paciente pode dizer que sente um desconforto no estômago. A dor só aparece mesmo quando o aneurisma se rompeu ou tenha iniciado o processo de ruptura. Nesse caso, a dor pode se irradiar para virilha, nádegas e pernas. Pele fria e úmida, náusea, vômitos, alteração da frequência cardíaca também fazem parte dos sintomas que conduzem o paciente para o estado de choque.

Como fazer o diagnóstico?

O aneurisma da aorta abdominal pode ser detectado através de um exame clínico comum. O médico consegue perceber sua presença apalpando a região. Para confirmar o diagnóstico, é possível a utilização de exame de raios-x. Também são utilizados exames de imagem como ecografia abdominal, arteriografia (ou aortografia) e ressonância magnética.

Qual o tratamento?

Quando o aneurisma da aorta se rompeu ou está em processo de ruptura, a cirurgia aberta é a única opção. No caso de aneurisma ser descoberto em seu início, médico e paciente podem optar por um tratamento conservador. Isso significa consultas e exames periódicos para verificar o ritmo de crescimento do aneurisma. Recomenda-se a cirurgia quando o aneurisma atinge um tamanho igual ou superior a 5,5 centímetros. Quando a cirurgia é feita precocemente, ela tem maior possibilidade de sucesso que as operações de emergência realizadas quando o aneurisma se rompe.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Certamente é uma boa indicação para tratamento endovascular (implante de endoprótese - stent)!
O risco principal é de insuficiencia renal pelo uso de contraste. Existem ainda riscos de…

A vida após a cirurgia de endoprótese de aneurisma é muito semelhante à vida anterior. Lembrando-se que o controle periódico, tratamento de doenças associadas e tratamento clínico da doença são…

Angio Tomografia com reconstrução 3D

Quase certamente não tem!
Mas a angiotomografia deve ser analisada. No caso de úlcera de aorta, existe riscoe deve ser tratada. Geralmente por via endovascular.

Sim, com 5,5cm o risco de rotura é maior que o tratamento clínico, e a quanto ao implante de uma endoprótese as dificuldades estão mais relacionadas a critérios referentes à anatomia tanto de…

O aneurisma, quando muito grande pode causar sintomas compressivos diversos, inclusive dor. Outra situação é o aneurisma em crescimento rápido, ou mesmo o roto, que também podem causar muita…

Sim, dectecta! Mas pode ser impreciso quanto ao tamanho, especialmente em pessoas obesas. E não mostra a relação com os ramos da aorta. Pode também passar desapercebido se o aneurisma for pequeno.

Não necessariamente, embora ambos sejam problemas cardiovasculares.

Sim. É o único especialista com formação para tratar o Aneurisma de Aorta Abdominal.

Para detecção a USG, para avaliação e programa de tratamento a angiotomografia.