O que é?

Aneurisma é uma dilatação permanente de um vaso sanguíneo. Isso ocorre quando ele perde sua elasticidade. O grande perigo é o rompimento. Quando essa condição se localiza na aorta abdominal infrarrenal, é chamada de aneurisma da aorta abdominal. Considera-se aneurisma quando a dilatação é igual ou maior que quatro centímetros.

Qual é a causa?

Não é conhecida a causa da dilatação da aorta abdominal. Todavia, são apontados alguns fatores que aumentam o risco de a pessoa desenvolver essa doença: hábito de fumar, pressão alta, colesterol alto, enfisema e obesidade. A doença é mais comum em homens com idade igual ou maior que 60 anos. Embora não exista comprovação, há a possibilidade de fatores hereditários também influírem no desenvolvimento da doença.

Quais os sintomas?

Na maioria das vezes o aneurisma da aorta abdominal não apresenta qualquer sintoma. Por vezes o paciente pode dizer que sente um desconforto no estômago. A dor só aparece mesmo quando o aneurisma se rompeu ou tenha iniciado o processo de ruptura. Nesse caso, a dor pode se irradiar para virilha, nádegas e pernas. Pele fria e úmida, náusea, vômitos, alteração da frequência cardíaca também fazem parte dos sintomas que conduzem o paciente para o estado de choque.

Como fazer o diagnóstico?

O aneurisma da aorta abdominal pode ser detectado através de um exame clínico comum. O médico consegue perceber sua presença apalpando a região. Para confirmar o diagnóstico, é possível a utilização de exame de raios-x. Também são utilizados exames de imagem como ecografia abdominal, arteriografia (ou aortografia) e ressonância magnética.

Qual o tratamento?

Quando o aneurisma da aorta se rompeu ou está em processo de ruptura, a cirurgia aberta é a única opção. No caso de aneurisma ser descoberto em seu início, médico e paciente podem optar por um tratamento conservador. Isso significa consultas e exames periódicos para verificar o ritmo de crescimento do aneurisma. Recomenda-se a cirurgia quando o aneurisma atinge um tamanho igual ou superior a 5,5 centímetros. Quando a cirurgia é feita precocemente, ela tem maior possibilidade de sucesso que as operações de emergência realizadas quando o aneurisma se rompe.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Boa noite, os aneurismas de aorta não diminuem de forma espontânea. Como seu aneurisma é de aorta ascendente, sugiro procurar com rapidez um cirurgião cardíaco para avaliação do seu caso.

O sintoma é muito vago e deve ser avaliado mais rigorosamente. Procure auxílio médico.

boa noite. nos casos de aneurisma de aorta abdominal em mulheres com diâmetro de 5,6 cm j'há uma indicação de tratamento cirúrgico, seja aberto ou Endovascular( por cateterismo), pois há…

Boa noite. A princípio este valor de diâmetro da aorta não seria caso cirúrgico, mas este é apenas um dos dados do exame que deve ser avaliado como um todo. Sugiro agendar consulta com cardiologista…

Depende de um exame clínico e ultrassom. Os aneurismas costumam ocorrer em pessoas de mais idade, fumantes, hipertensas. Mas só um exame clínico e ultrassom para afirmar ou afastar esta hipótese

Olá tudo bem? Seria muito bom a Sra procurar seu cardiologista. Assim fazer mais exames para tentar descobrir o que esta acontecendo. Pois não é normal o coração perder o ritmo, e dps voltar…

Ola
Primeiro, antes de se preocupar, te digo que sentir pulsação no abdômen pode ser normal, pois não acredito que vc tenha algum aneurisma (dilatação) da aorta abdominal pois vc é jovem…

O aneurisma na aorta torácica com4 cm de diâmetro não necessita intervenção em função do tamanho. Além do diâmetro deve-se observar se há ulcerações , trombos etc . Como regra geral deve ser…

Boa noite. É muito importante a realização de um ultrassom abdominal para avaliação de presença de aneurisma de aorta.