Amniocentese - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - amniocentese
Especialistas falam sobre Amniocentese
Punção realizada no útero materno, através da barriga da mãe, para coleta de líquido amniótico contendo material genético do feto.
É realizada a partir de 16 semanas de gravidez e é útil na investigação de:
- Síndrome de Down;
- Síndrome de Turner;
- Síndrome de Edwards;
- Síndrome de Patau;
- Alterações dos cromossomos sexuais;
- Síndrome de DiGeorge;
- Toxoplasmose na gestação;
- Teste de DNA;
- outros...
São coletados cerca de 20mL de líquido, dura em média 10 minutos, não necessita de internamento e o materail é enviado para um laboratório de genética para realização do Cariótipo fetal (contagem da quantidade de cromossomos) ou pesquisa de doenças no líquido.
Resultado +- 15 dias.
Amniocentese é a coleta de uma amostra de líquido amniótico realizada por uma agulha fina, guiada pelo ultrassom, com a finalidade de realizar exames diversos para avaliar a saúde do bebê.
A amniocentese é um procedimento invasivo em que através de uma punção no abdome gravídico, colhe-se líquido amniótico para investigar doenças fetais (ex: síndrome de Down, infecção congênita etc). Essa punção é feita por um fetólogo, é guiada por ultrassom, dura poucos minutos e não costuma doer. Há indicações específicas para tal procedimento e 1 em cada 100 mulheres submetidas a amniocentese sofre aborto ou rotura de bolsa amniótica.
Quais profissionais tratam Amniocentese?
Amniocentese por cidade
Doenças relacionadas
Os médicos mais procurados
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.