O que é um erro refrativo?

O olho é um sistema óptico, que, em condições normais, permite que as imagens sejam formadas na retina (membrana que reveste neurossensorial sensível à luz dentro do olho). Cada olho tem um certo poder óptico, chamado poder de refração. Erros de refração são anomalias do poder de refração, o que torna a imagem projetada não clara na retina.

Erros de refração são geralmente constitucionais (congênita), embora em alguns casos pode ser secundária (ou adquirida). Quando os erros de refração são constitucionais, são chamados de ametropia.

Ametropia são miopia, hipermetropia e astigmatismo. Eles são a causa mais freqüente de consulta em oftalmologia.

Por que uma ametropia?

Um erro refrativo pode ser devido a várias anomalias que afetam:

  • O comprimento axial do globo ocular, ou a distância entre a córnea e a retina (axial ametropia). Eles são os mais freqüentes.
  • O índice de refração da lente (a lente que fica dentro do olho), como em erros de refração adquirido (geralmente secundária a outra doença ou olho).

Que tipos de ametropia existem?

Ametropia constitucionais são miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Quais são os sintomas de uma ametropia?

Os sintomas dependem do tipo e grau de ametropia. Eles variam de desconforto ocular simples, uma visão à distância diminuiu e / ou visão de perto.

Pode miopia ser um sinal de doença ocular outros?

Em alguns ametropia muito importante pode ser observado com mais freqüência para doenças oculares, como glaucoma, catarata ou doenças da retina.

Em adultos, em certas doenças sistêmicas (diabetes) ou olho (edema, catarata retina podem aparecer ...), alterações visuais relacionadas com uma ametropia adquiridos.

Como oftalmologista ametropia é diagnosticada?

O oftalmologista verifica a acuidade visual para visão à distância e de perto, e controla o poder visual do olho usando um aparelho chamado refratômetro, que lhe permite saber o tipo eo grau de ametropia que têm permitido cada e prescrever correção óptica todos os casos.

O oftalmologista também procura anormalidades da retina ou da lente para verificar se nenhuma outra razão para a perda de acuidade visual.

Em crianças é muito importante estabelecer a formatura o mais cedo possível, e que uma correção adequada dos defeitos que podem ocorrer antes da idade de 9 anos permite um desenvolvimento adequado para os olhos. Defeitos não corrigidos antes que a idade faz com que o olho não esteja totalmente desenvolvido, sendo capaz de causar a ambliopia, que é o que é comumente conhecido como olho preguiçoso. 

  Aque devo prestar atenção especial?

  • Se você perceber que sua visão se deteriora lentamente, verifique se lentes corretivas são bem adaptados para a visão.
  • Se a visão se deteriora rapidamente ou, de repente, consultar um oftalmologista.

Como faço para corrigir um erro de refração?

Não há colírios ou terapia outras drogas para curar ametropia. De acordo com seus próprios desejos de cada um, e dependendo do teste que é feito, o médico pode aconselhar:

  • Óculos
  • Lentes de contato
  • A cirurgia refrativa.

Uma ametropia é obrigatóriamente corrigida?

Correção óptica do erro refrativo é em grande parte uma questão de conforto, exceto nas atividades em que a segurança está em jogo, tais como a condução, onde é obrigatório o uso de óculos.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá, depende muito de como ficará a cicatriz e em que local da córnea. Não deixe de acompanhar com seu médico oftalmologista de confiança. Abraços

Em geral se a sua visão não está satisfatória é preciso avaliar a causa! À noite a pupila dilata e a depender do tratamento e do laser que foi aplicado podem haver sintomas e desconforto!

Sim. Pode acontecer! Aguarde os 3 a 4 meses da cicatrização total para definir quanto sobrou de grau.

Com 3 meses após o PRK, o ideal é a partir para re-operação de faco-refrativa para implantação da lente intra-ocular trifocal, que vai corrigir a visão de longe, perto e intermediaria sem óculos,…

Boa noite, há outros parâmetros a serem analisados. A paquimetria corneana isoladamente não define indicação de cirurgia, mas dificilmente será possível corrigir todo seu erro refrativo.

BOA TARDE,
AINDA ESTÁ MUITO RECENTE A CIRURGIA, LEMBRANDO QUE A CIRURGIA REFRATIVA COM LASIK TEM OBJETIVO DE CORREÇÃO DO GRAU PARA LONGE.
FIQUE TRANQUILA A CIRURGIA TEM EXCELENTES…

bom dia, o ideal é você retornar ao médico que te operou para uma nova avaliação, talvez ainda possa estar na fase de recuperação ou ainda pode ser necessário um retoque. Espero ter ajudado

Olá!! Existem algumas causas para uma baixa da visão após uma cirurgia refrativa. É importante ser reavaliada em consultório pelo seu médico oftalmologista para maiores esclarecimentos! Um abraço