O que é um erro refrativo?
O olho é um sistema óptico, que, em condições normais, permite que as imagens sejam formadas na retina (membrana que reveste neurossensorial sensível à luz dentro do olho). Cada olho tem um certo poder óptico, chamado poder de refração. Erros de refração são anomalias do poder de refração, o que torna a imagem projetada não clara na retina.
Erros de refração são geralmente constitucionais (congênita), embora em alguns casos pode ser secundária (ou adquirida). Quando os erros de refração são constitucionais, são chamados de ametropia.
Ametropia são miopia, hipermetropia e astigmatismo. Eles são a causa mais freqüente de consulta em oftalmologia.
Por que uma ametropia?
Um erro refrativo pode ser devido a várias anomalias que afetam:
- O comprimento axial do globo ocular, ou a distância entre a córnea e a retina (axial ametropia). Eles são os mais freqüentes.
- O índice de refração da lente (a lente que fica dentro do olho), como em erros de refração adquirido (geralmente secundária a outra doença ou olho).
Que tipos de ametropia existem?
Ametropia constitucionais são miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Quais são os sintomas de uma ametropia?
Os sintomas dependem do tipo e grau de ametropia. Eles variam de desconforto ocular simples, uma visão à distância diminuiu e / ou visão de perto.
Pode miopia ser um sinal de doença ocular outros?
Em alguns ametropia muito importante pode ser observado com mais freqüência para doenças oculares, como glaucoma, catarata ou doenças da retina.
Em adultos, em certas doenças sistêmicas (diabetes) ou olho (edema, catarata retina podem aparecer ...), alterações visuais relacionadas com uma ametropia adquiridos.
Como oftalmologista ametropia é diagnosticada?
O oftalmologista verifica a acuidade visual para visão à distância e de perto, e controla o poder visual do olho usando um aparelho chamado refratômetro, que lhe permite saber o tipo eo grau de ametropia que têm permitido cada e prescrever correção óptica todos os casos.
O oftalmologista também procura anormalidades da retina ou da lente para verificar se nenhuma outra razão para a perda de acuidade visual.
Em crianças é muito importante estabelecer a formatura o mais cedo possível, e que uma correção adequada dos defeitos que podem ocorrer antes da idade de 9 anos permite um desenvolvimento adequado para os olhos. Defeitos não corrigidos antes que a idade faz com que o olho não esteja totalmente desenvolvido, sendo capaz de causar a ambliopia, que é o que é comumente conhecido como olho preguiçoso.
Aque devo prestar atenção especial?
- Se você perceber que sua visão se deteriora lentamente, verifique se lentes corretivas são bem adaptados para a visão.
- Se a visão se deteriora rapidamente ou, de repente, consultar um oftalmologista.
Como faço para corrigir um erro de refração?
Não há colírios ou terapia outras drogas para curar ametropia. De acordo com seus próprios desejos de cada um, e dependendo do teste que é feito, o médico pode aconselhar:
- Óculos
- Lentes de contato
- A cirurgia refrativa.
Uma ametropia é obrigatóriamente corrigida?
Correção óptica do erro refrativo é em grande parte uma questão de conforto, exceto nas atividades em que a segurança está em jogo, tais como a condução, onde é obrigatório o uso de óculos.