O que é ser alérgico a ácaros da poeira?
É uma reação de hipersensibilidade a proteínas na excreção de ácaros na poeira. A proteína entra no eixo do ar por inalação, causando rinoconjuntivite e asma.
Sensibilização aos ácaros pode agravar uma das doenças alérgicas, como dermatite atópica, em pessoas que estão predispostos a esta doença.
Os ácaros são encontrados em todas as casas. Eles são organismos microscópicos que se multiplicam muito facilmente em casa, quente e úmida, e em locais onde eles encontram seu alimento mais precioso: flocos de pele humana, daí um dos seus habitats principais são os colchões, travesseiros e almofadas.
Enquanto nós passamos um terço do dia na cama, isso torna-se uma grande fonte de contato com esses alérgenos, que inalado em grandes quantidades.
Como é a alergia aos ácaros?
A excreção dos ácaros contém um número de substâncias proteicas conhecidas como antígenos. Quando inalado, o corpo inicia a síntese de anticorpos. Estes anticorpos, ligando-se a antígenos, são o estopim para a reação alérgica, causando inflamação e irritação das vias aéreas superiores e inferiores, levando a sintomas típicos, rinoconjuntivite e asma.
Ao contrário dos pólens, os ácaros estão presentes durante todo o ano e causam a doença alérgica perene.
Quais são os sintomas da alergia aos ácaros do pó?
- Rinoconjuntivite
- Corrimento
- Prurido nasal
- Espirros
- Hemorragias nasais
- Coceira nos olhos
- Olhs vermelhos
- Aumento da produção de catarro
- Asma
- Falta de ar
- Tosse seca irritativa
- Aperto no peito
- Chiado
- A criança pode agravar o eczema atópico.
Que fatores piorar os sintomas?
- Poluição do ar, como cigarros ou de exaustão de fumaça de carros
- Pêlos de animais domésticos
- Irritantes respiratórios
- Ar frio
- Infecções respiratórias.
Como chegar ao diagnóstico médico?
O exame médico de orientação, muitas vezes é suficiente. Para estabelecer um diagnóstico preciso, testes cutâneos são realizados exames de sangue e vários e brônquios, deve ser indicada.
Dicas de prevenção
O melhor é fazer o possível para evitar a sensibilização aos ácaros da poeira, e exposição a eles se você já está sensibilizado.
Você deve tentar adaptar a casa:
- Ter poucos móveis e mantê-los limpos.
- Paredes limpas, objetos de madeira e pisos com panos molhados.
- Não use tapete.
- Use roupa de cama que podem ser lavadas com freqüência, lençóis de algodão, lavável anti-ácaro capas para colchões e cobertores ou mantas sintéticas. Não use cobertores de lã ou edredons.
- Certifique-se que as cadeiras são feitas de madeira ou plástico.
- Se possível, use cortinas de plástico em vez de cortinas, e remova o pó todos os dias.
- Use um pano molhado.
- Use um aspirador sem saco e filtro de alérgenos para limpar a casa, de preferência diariamente, mas pelo menos duas vezes por semana.
- Evitar objetos que retenham pó como ursos de pelúcia, almofadas, flores secas e brinquedos.
- Lavar roupa de cama, a uma temperatura de pelo menos 60 ° C para matar os ácaros.
- Ventilar a roupa de cama, edredons, travesseiros e colchões durante uma hora todos os dias.
- Coloque edredons e travesseiros em sacos plásticos e colocá-los no freezer por 24 horas pelo menos uma vez por mês.
- Se possível, use um colchão barato e substituí-lo por um novo, pelo menos, uma vez a cada seis meses.
- Ambientes com ar seco e frio e são hostis aos ácaros, então tente ao ar a casa todos os dias e não use um umidificador, pois promove o crescimento.
- Não borrife a casa com sprays, pode agravar os sintomas para favorecer a multiplicação de ácaros.
- Não toque em objetos com muito pó como livros armazenados e roupas velhas.
- Quando você está exposto a poeira carregada de ambientes devem usar uma máscara, por exemplo, quando a limpeza da casa.
- Não permita que fumem em sua casa.
Complicações
- Está predisposto a doenças respiratórias (rinite, rinossinusite, asma crônica grave ...).
- Otite, ou inflamação do ouvido.
- Você pode ter distúrbios do sono e fadiga crônica motivada pela dificuldade em respirar durante a noite.
- Hospitalização por asma grave.
Prevenção
Se você é alérgico a ácaros da poeira é importante evitar a exposição constante ao alérgeno, porque aumenta as chances de desenvolver asma.
Se a alergia aos ácaros do pó é a única forma séria de alergia você tem, pode ser indicada a terapia hipossensibilização com uma vacina contra o alérgeno.
Este tratamento de tolerância é de injeções periódicas subcutâneas de alérgenos responsáveis ??em dosagens progressivamente maiores ao longo de um período que varia de dois a cinco anos. Nenhuma vacina é dada rotineiramente e deve haver uma indicação avaliada por um especialista em alergia. Bom saber que nem sempre é bem sucedido.
Qual é o tratamento de escolha?
No caso da rinite alérgica perene:
- Anti-inflamatórios tópicos: corticosteróides ou cromonas são, prescritos por um alergista.
- Anti-histamínicos tópicos ou orais para ajudar a aliviar os sintomas antes. Representam apenas tratamento sintomático. Mesmo para conjuntivite alérgica, mas como colírio.
- Tratamento- Hiposensitivos a alérgenos envolve a injeção de pequenas quantidades do alérgeno envolvido, diluído e biologicamente padronizados. Este tratamento pode durar vários anos.
Quando os sintomas da asma são detectados é possível usar alguns dos seguintes medicamentos:
- Broncodilatadores das vias aéreas associados com anti-inflamatórios corticosteróides inalados ou cromonas ou antileukotrienos.
- Em grave crise, os cuidados devem instalação qualificada com broncodilatadores, anti-inflamatórios esteróides e oxigênio, se necessário.
- A asma moderada ou grave persistente: deve exigir tratamento contínuo com broncodilatadores de longa duração associados com a terapia anti-inflamatórios sozinho ou em combinação.
- Foi cientificamente comprovado que outras drogas (descongestionantes, expectorantes, aerossóis em spray ...) não têm eficácia no tratamento de asma, e não proporcionam efeitos terapêuticos benéficos.