O que é?

O alcoolismo é uma doença crônica. Trata-se do consumo compulsivo de álcool. Ele gera dependência. Esse desejo incontrolável leva à ingestão de quantidades da droga capazes de prejudicar o organismo do alcoólatra.

Qual é a causa?

Os fatores ambientais são apontados como os principais responsáveis por levar o indivíduo ao consumo descontrolado de álcool. Todavia, a genética também teria sua contribuição no desenvolvimento da doença. O alcoolismo tende a se desenvolver com mais frequência em famílias onde há o histórico do consumo excessivo de álcool. Inclusive alguns estudos já demonstraram que filhos adotados por pais que não bebem têm mais tendência a se tornarem alcoólatras no caso de seus pais biológicos terem sofrido dessa doença.

Quais os sintomas?

O álcool absorvido pelo corpo é removido essencialmente pelo fígado (até 98%). Rins, pulmões e pele completam a tarefa. A capacidade de absorção da droga varia de pessoa para pessoa de acordo com seu peso e a velocidade de metabolização. Quando consumido acima desses limites, o álcool acumula-se no organismo causando problemas como obesidade, deficiência de proteína e vitaminas do complexo B. Há ainda a possibilidade de que os alcoólatras desenvolvam o que foi chamado de síndrome de blackout. O consumo excessivo da droga interfere no mecanismo cerebral causando esquecimento das atividades recentes. Em longo prazo o álcool prejudica praticamente todos os órgãos do corpo. O fígado é o mais atingido.

Como fazer o diagnóstico?

A entrevista do médico com o doente ou mesmo com familiares que possam relatar seu comportamento é suficiente para que se faça o diagnóstico.

Qual o tratamento?

Não há qualquer medicamento que evite o consumo de álcool. Todo e qualquer tratamento para o alcoolismo necessita da participação do doente. Esse costuma ser o maior obstáculo para o sucesso, uma vez que a droga é aceita socialmente e dificilmente os alcoólatras admitem serem portadores da doença. Logo, o primeiro passo de qualquer tratamento passa pela admissão dessa condição. A sequência é o processo de desintoxicação, que pode ser feito em instituições especializadas e com acompanhamento médico. Porém, o mais importante é o acompanhamento em longo prazo. Nesse aspecto, entidades como os Alcoólatras Anônimos oferecem suporte.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá,

é sempre delicado quando o problema é com o outro e buscamos ajuda, pois, um tratamento (seja ele qual for) requer boa vontade, adesão, de quem o faz.
Mas como isso…

Olá, sugiro buscar ajuda com psiquiatra e/ou psicologo para uma avaliação mais detalhada do quadro emocional da sua esposa.

Att,
Renata Freitas

Olá. Importante sua mãe compreender o quanto este comportamento está influenciando no dia a dia dela, incluindo as relações com você e outros pares. Procure orienta-la para buscar uma ajuda terapêutica.…

Olá,
Ao mesmo tempo do álcool ser aceito pela sociedade ele oferece uma série de problemas para quem consome e para pessoas que estão próximas. O alcoolismo é uma dependência tanto física…

Bom a solução mais viável para este caso, seria a sua própria mudança perante essa situação, somente assim quem sabe ele mudaria, logo indico que você mesma procure um psicólogo, pois somente…

Pode, sim. Especialmente nas palmas das mãos e áreas da face, principalmente nariz.

Existem medicamentos que podem auxiliar no tratamento do alcolismo, tanto diminuindo a fissura pelo consumo como aliviar os sintomas da abstnência como prevenindo a abstinência grave e os sintomas…

Vários estudos sobre dependência química, e a prática clínica, demonstram que não é produtivo tentar convencer o usuário que ele tem um problema associado ao uso abusivo de determinada droga.…

Sim, pode ser efeito da abstinência, que ja é sério, mas também pode ser algo mais grave, como um surto psicótico. Leve-o a uma emergência psiquiatrica sem demora.