O alcoolismo é uma doença crônica. Trata-se do consumo compulsivo de álcool. Ele gera dependência. Esse desejo incontrolável leva à ingestão de quantidades da droga capazes de prejudicar o organismo do alcoólatra.
Qual é a causa?
Os fatores ambientais são apontados como os principais responsáveis por levar o indivíduo ao consumo descontrolado de álcool.
Todavia, a genética também teria sua contribuição no desenvolvimento da doença. O alcoolismo tende a se desenvolver com mais frequência em famílias onde há o histórico do consumo excessivo de álcool.
Inclusive alguns estudos já demonstraram que filhos adotados por pais que não bebem têm mais tendência a se tornarem alcoólatras no caso de seus pais biológicos terem sofrido dessa doença.
Quais os sintomas?
O álcool absorvido pelo corpo é removido essencialmente pelo fígado (até 98%). Rins, pulmões e pele completam a tarefa. A capacidade de absorção da droga varia de pessoa para pessoa de acordo com seu peso e a velocidade de metabolização.
Quando consumido acima desses limites, o álcool acumula-se no organismo causando problemas como obesidade, deficiência de proteína e vitaminas do complexo B.
Há ainda a possibilidade de que os alcoólatras desenvolvam o que foi chamado de síndrome de blackout. O consumo excessivo da droga interfere no mecanismo cerebral causando esquecimento das atividades recentes.
Em longo prazo o álcool prejudica praticamente todos os órgãos do corpo. O fígado é o mais atingido.
Como fazer o diagnóstico?
A entrevista do médico com o doente ou mesmo com familiares que possam relatar seu comportamento é suficiente para que se faça o diagnóstico.
Qual o tratamento?
Não há qualquer medicamento que evite o consumo de álcool. Todo e qualquer tratamento para o alcoolismo necessita da participação do doente. Esse costuma ser o maior obstáculo para o sucesso, uma vez que a droga é aceita socialmente e dificilmente os alcoólatras admitem serem portadores da doença.
Logo, o primeiro passo de qualquer tratamento passa pela admissão dessa condição. A sequência é o processo de desintoxicação, que pode ser feito em instituições especializadas e com acompanhamento médico.
Porém, o mais importante é o acompanhamento em longo prazo. Nesse aspecto, entidades como os Alcoólatras Anônimos oferecem suporte.
BOM DIA!
Procure um atendimento no CAPS AD mais próximo do seu endereço para você, os profissionais saberão lhe orientar como lidar com essa situação avaliando até a possibilidade da internação…
Olá! As prefeituras têm o serviço de Assistência Social que acionados vão até a pessoa em situação de rua, realizam abordagem e encaminhamentos para albergues, tratamentos, etc. Procure qual…
Estimado paciente, fundamental melhor entendimento do padrão de consumo, sendo avaliado e direcionado por especialista em dependência química. Claro que o dependente do álcool deverá estar ciente…
Pode-se dizer que a maior parte dos pacientes com alcoolismo que comparecem no consultório, vem por pressão de familiares, que são os primeiros a perceber os prejuízos comportamentais do consumo…
A sra sem duvida pode sofrer muito com o este habito de seu marido mas o melhor caminho é conversar abertamente sobre o problema. A avaliação médica pode ajuda-la no sentido de uma pessoa sem…
Olá! Primeiramente nesses casos a pessoa que está em uso precisa estar motiva para um tratamento, pois sem essa motivação é difícil que aceite alguma ajuda, mas o que você pode estar ajudando…
Olá, nos primeiros dias, é comum as clínicas não permitirem visitas, pois os pacientes, muitas vezes, estão num estado de abstinência, sentindo um enorme desejo pela substância. Nesse estado,…
Talvez antes de internar involuntariamente, seu pai se beneficie de uma avaliação de seu estado de saúde - avaliação do fígado, pancreas, exames gerais. Muitas vezes entender o dano que esta…
Olá !!
Sabemos que o efeito do álcool é particular para cada um. Tem pessoas que ficam mais "lentas", outras mais brincalhonas.
O que sabemos que sob o efeito do álcool…