O que é?

O alcoolismo é uma doença crônica. Trata-se do consumo compulsivo de álcool. Ele gera dependência. Esse desejo incontrolável leva à ingestão de quantidades da droga capazes de prejudicar o organismo do alcoólatra.

Qual é a causa?

Os fatores ambientais são apontados como os principais responsáveis por levar o indivíduo ao consumo descontrolado de álcool. Todavia, a genética também teria sua contribuição no desenvolvimento da doença. O alcoolismo tende a se desenvolver com mais frequência em famílias onde há o histórico do consumo excessivo de álcool. Inclusive alguns estudos já demonstraram que filhos adotados por pais que não bebem têm mais tendência a se tornarem alcoólatras no caso de seus pais biológicos terem sofrido dessa doença.

Quais os sintomas?

O álcool absorvido pelo corpo é removido essencialmente pelo fígado (até 98%). Rins, pulmões e pele completam a tarefa. A capacidade de absorção da droga varia de pessoa para pessoa de acordo com seu peso e a velocidade de metabolização. Quando consumido acima desses limites, o álcool acumula-se no organismo causando problemas como obesidade, deficiência de proteína e vitaminas do complexo B. Há ainda a possibilidade de que os alcoólatras desenvolvam o que foi chamado de síndrome de blackout. O consumo excessivo da droga interfere no mecanismo cerebral causando esquecimento das atividades recentes. Em longo prazo o álcool prejudica praticamente todos os órgãos do corpo. O fígado é o mais atingido.

Como fazer o diagnóstico?

A entrevista do médico com o doente ou mesmo com familiares que possam relatar seu comportamento é suficiente para que se faça o diagnóstico.

Qual o tratamento?

Não há qualquer medicamento que evite o consumo de álcool. Todo e qualquer tratamento para o alcoolismo necessita da participação do doente. Esse costuma ser o maior obstáculo para o sucesso, uma vez que a droga é aceita socialmente e dificilmente os alcoólatras admitem serem portadores da doença. Logo, o primeiro passo de qualquer tratamento passa pela admissão dessa condição. A sequência é o processo de desintoxicação, que pode ser feito em instituições especializadas e com acompanhamento médico. Porém, o mais importante é o acompanhamento em longo prazo. Nesse aspecto, entidades como os Alcoólatras Anônimos oferecem suporte.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Um estudo recente feito por pesquisadores de Nova Iorque, nos Estados Unidos, confirmou a hipótese de que as pessoas que consomem álcool frequentemente podem ter, realmente, uma predisposição…

Depende do quanto ingere. Se há etilismo crônico, após 24-48horas já se iniciam sinais como ansiedade, tremores e mal estar, que pioram com o tempo na chamada síndrome de abstinência alcoólica.…

Existem estudos interessantes no uso uso em dependência por cocaína e sendo investigado em outras dependências comportamentais.

Olá! Sim, para a naltrexona, é necessário o receituário de controle especial, em 2 vias. Além disso, seu uso está condicionado à orientação médica, não devendo ter seu uso iniciado, alterado…

Olá! Pelo que entendi da situação há algumas questões mal resolvidas com seu ex-marido e com sua amiga. Sobre a amizade acho que o mais ideal seria um diálogo com ela sobre essa aproximação com…

Olá! Imagino o que esteja sentindo, casos de alcoolismo que envolve situações como essa são bastante comuns. O processo para lidar com situações como essa pode ser complexo, recomendo que inicie…

Olá, bom dia! O Transtorno de uso abusivo de drogas lícitas ou ilícitas são um grande desafio para os pacientes que passam por esta situação e para os profissionais, com grande chance de recaída,…

O horário em que toma a naltrexona não interfere em seu efeito. Mas, não é uma medicação que costume levar a sonolência, de modo que é possível que a causa de seu sono seja outra.

Após 3 dias da ingestão do volume que o senhor relatou não há risco de ainda ter álcool em seu organismo. Em relação a alterações laboratoriais só teriam se o senhor tiver algum quadro de hepatite…

O álcool, em pequenas quantidades, como parece ser o seu caso, pode ser realizado, sem maiores transtornos cardíacos. Contudo, se você tiver doença grave no coração, o melhor é evitar álcool.