É uma síndrome causada pela secreção aumentada do hormônio do crescimento (GH - hormônio produzido normalmente pela hipófise, glândula localizada no cérebro), durante a fase adulta. Por esse desequilíbrio hormonal ocorrer na fase adulta, em que os ossos e outros tecidos corporais já cessaram o crescimento longitudinalmente (pararam de crescer em seu comprimento), eles passam a crescer inadequadamente, resultando em diversas deformidades como: alargamento da testa, queixo mais proeminente, espessamento da pele, pés e mãos aumentados entre outras. Também podem ocorrer complicações no sistema cardiovascular (insuficiência cardíaca. hipertensão arterial), diabetes e problemas visuais.
A acromegalia frequentemente acontece como resultado de tumores benignos na hipófise que levam a uma aumento da produção do hormônio do crescimento, podendo também ser decorrentes de outros tipos de tumores.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá! Sim. É importante uma avaliação clínica e laboratorial para se identificar se há alterações hormonais. Sugiro marcar uma consulta com endocrinologista para elucidação do caso. Atenciosamente.

Só enquanto cresce.Pode ter uma deformidade adquirida ou um tumor.

Boa noite
Pode sim ser um achado radiológico nos quadros de acromegalia, mas não é exclusivo dela, por isso a investigação hormonal se faz necessária para confirmar ou não a acromegalia.…

Se a suspeita é alta, já houve a confirmação laboratorial com GH e IGF-1 elevados e a RM de sela túrcica foi normal faz-se necessário revisar a imagem com um radiologista experiente em hipófise.

Na Microfisioterapia, é possível acessar regiões no corpo que possibilitam identificar os problemas que podem estar causando estes sintomas e estimular a melhora;Os pacientes relatam bons…

Acromegalia é uma doença que resulta da produção excessiva do hormônio do crescimento GH. Afeta igualmente homens e mulheres, sendo mais comum em pessoas entre 30 e 50 anos.
Na maioria…

A Acromegalia , em mais de 90% dos casos, dá-se devido a um tumor hipofisário produtor de GH. Esse tumor pode ser esporádico ( causas desconhecidas ) ou ser componente de uma síndrome ( neoplasia…

O paciente deve estar sendo medicado para que seja regulado ou bloqueada a produção do hormônio do crescimento, já a fisioterapia o ajudará a tratar e/ou prevenir o aparecimento dos sintomas…

Os estrógenos não alteram a secreção do hormônio do crescimento (GH), mas aumentam uma proteína que se liga ao GH e por isso podem levar a aumento dos seus níveis no sangue. Mas como apenas a…

O excesso de GH leva a proliferação de condrócitos da região articular, bem como ao aumento da produção de matriz articular. Isso, em última análise, leva ao espessamento articular com redução…