O que é um AVC?

Acidente vascular cerebral ocorre quando de alguma forma se altera o fornecimento de sangue para o cérebro. Como resultado, as células do cérebro são privadas de oxigênio, o que faz com que  algumas morram e outras sejam danificadas.

Tipos de acidente vascular cerebral

A maioria ocorre quando um coágulo obstrui uma artéria (vasos sangüíneos) que transporta o sangue para o cérebro. Este tipo de acidente vascular cerebral é chamado acidente vascular cerebral isquêmico.

Ataque isquêmico transitório (TIA):

É um curso curto, que dura menos de 24 horas. O fornecimento de oxigênio para o cérebro é restaurado rapidamente e os sintomas do derrame desaparecem completamente. Um acidente transitório requer avaliação médica inicial e é um aviso de que há um sério risco de um acidente grave.

Trombose cerebral:

Aparece quando forma um coágulo sanguíneo (trombo) em uma artéria (vaso sanguíneo), que fornece  irrigação para o cérebro. Vasos sanguíneos com placas ateroscleróticas graxos em sua parede (arterosclerose) são mais propensas a formar coágulos. As células do cérebro são privadas de oxigênio.

AVC:

É um coágulo que se forma em outras partes do corpo e, em seguida, viaja através dos vasos sanguíneos para se alojar no cérebro. Isto interrompe o fornecimento de oxigênio para as células do cérebro. A formação de êmbolos é mais comum se você tem batimentos cardíacos irregulares, ou, recentemente, sofreu um ataque cardíaco.

Hemorragia cerebral:

Aparece quando um vaso sanguíneo se rompe dentro do cérebro e causa hemorragia. O sangramento não danifica ainda mais porque o sangue passa através do tecido cerebral.

Qual o efeito que um acidente vascular cerebral?

Não existem dois iguais, e cada pessoa é afetada de forma diferente. Depende em parte da área onde houve o dano cerebral, já que cada parte do cérebro controla determinada função como a fala, a memória, deglutição e movimento.

O ataque pode aparecer de repente sendo os sinais mais comuns a perda de força, paralisia ou dormência do braço e perna. Também pode ser difícil entender o que o paciente diz.

Ela pode afetar a deglutição e, neste caso, até o paciente melhorar, terá que ser alimentado através de um tubo que vai do nariz até o estômago (sonda nasogástrica).

Pacientes que tiveram derrames graves podem perder a consciência e, infelizmente, a possibilidade de recuperação, nesses casos, é baixa.

Como é curso?

Nos primeiros dias após o AVC, o tratamento deve garantir uma boa hidratação e nutrição do paciente. A próxima fase do tratamento, recuperação, através da reabilitação, está a cargo de uma equipe de profissionais de saúde entre os quais incluem fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e médicos. Se a causa de acidente vascular cerebral é um coágulo de sangue, metade de uma aspirina por dia torna o sangue menos viscoso e menos propenso a coagular. Em qualquer caso, o médico deve ser consultado antes de tomar qualquer medicamento.

Quais são os fatores de risco?

  • Pressão arterial elevada (hipertensão), que não produz sintomas, por isso é recomendado que pessoas acima de 40 anos verifiquem a pressão arterial uma vez por ano.
  • Nos fumantes, o risco é o dobro dos não fumantes.
  • O batimento cardíaco irregular (fibrilação atrial) é bastante comum em pessoas mais velhas, e aumenta o risco de acidente vascular cerebral, porque forma coágulos sanguíneos no coração. Esta pode ser tratada com a varfarina, um medicamento que faz a coagulação do sangue. Varfarina requer uma monitorização cuidadosa com exames de sangue regular, e é um meio muito eficaz para reduzir o risco de acidente vascular cerebral.
  • Diabetes afecta um em cada vinte pessoas mais velhas, e também aumenta o risco de ter um derrame. Um bom controle do diabetes é importante e requer exames de urina ou exames de sangue regulares e, provavelmente, alguma medicação.
  • Beber álcool em excesso. Os limites de consumo de álcool "seguro" recomendados por semana são 21 unidades para as mulheres e 28 para os homens. Uma unidade de álcool equivale a metade de um copo de bebida, um copo de vinho ou uma garrafa de cerveja. Pessoas que bebem mais do que esta quantidade correm maios risco de desenvolver doença hepática e um acidente vascular cerebral e demência.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá, existem basicamente dois tipos de AVC, o isquêmico e o hemorrágico. Na grande maioria das vezes, o AVC não costuma cursar com dores de cabeça, pois o cérebro é um tecido sem sensibilidade,…

Boa noite. Um AVC acomete pode acometer diferentes regiões em diferentes pacientes, portanto, é de se esperar que a recuperação ocorra em graus variados. Se ela for acontecer, é possível que…

Olá!
Sua pergunta está um pouco vaga. Deseja saber se a resposta a medicação dependeria dos niveis do colesterol ou se estes implicariam em maior ou menor possibilidade de efeitos colaterais?…

Olá, há sim benefício no uso da acupuntura e da eletroacupuntura na reabilitação de pacientes que sofreram AVC, tanto para fortalecimento do membro afetado quanto para alívio de sintomas sensitivos.…

Pode sim. Se ele já teve um AVC e agora teve uma crise convulsiva, precisa acompanhar regularmente com um médico neurologista.

Olá, estes podem ser sequelaa do AVC dependendo do local do cérebro que foi afetado. Fisioterapia e/ou medicamentos podem aliviar estes sintomas

Provavelmente não há motivo para preocupação, não requer que haja correlação entre o AVC antigo e os sintomas atuais. Porém, uma consulta com melhor caracterização dos sintomas seria necessária…

Olá Saudações, se você fez embolização, não há restrições para você ir ao cabeleireiro, pode fazer todos esses tratamentos sem contraindicações. Esperto ter ajudado, até logo.

Olá!

Via de regra, não há contraindicação para viajar de avião em pacientes que sofreram AVC, desde que consiga lidar bem com as limitações das sequelas e esteja tomando corretamente…