O que é?
O abdome agudo ou síndrome do abdome agudo é uma doença caracterizada por uma crise com dor intensa e aguda na região do abdome. Essa crise pode durar até quatro horas.Qual é a causa?
O número de fatores capazes de gerar a crise do abdome agudo é grande. Muitos deles sequer são detectados. A maioria dos fatores causadores do abdome agudo, no entanto, está relacionada com a obstrução no tubo digestivo, de dutos biliares e pancreáticos, dos ureteres, das trompas uterinas e de vasos. Oclusão intestinal, cólica nefrética e infarto mesentérico, por exemplo, são geradores do quadro. Em outras oportunidades a obstrução não é total, mas favorece o surgimento de bactérias que provocam doenças (apendicite, colecistite, diverticulite, salpingite) ou produzem enzimas (pancreatite) capazes de gerar a crise de abdome agudo. Há também as perfurações que provocam dor intensa. Úlcera perfurada, perfuração da alça intestinal ou ruptura de um aneurisma fazem parte desse grupo.Quais os sintomas?
A dor aguda e contínua é o sintoma da síndrome do abdome agudo.Como fazer o diagnóstico?
Por ter um grande número de fatores causadores, o abdome agudo apresenta dificuldades para seu diagnóstico. O exame físico não é suficiente para dar a certeza do diagnóstico sendo necessário recorrer a outros recursos. Há a possibilidade de contar com exames de sangue (hemograma, amilase e lípase, glicemia, gasometria arterial e BHCG – este último para mulheres em idade fértil) e de imagem (raios-X, ultrassonografia abdominal e tomografia computadorizada abdominal).Qual o tratamento?
Quando há o quadro de dor aguda, deve-se evitar o uso de analgésico para evitar que os sintomas sejam mascarados dificultando um diagnóstico preciso. Em alguns casos, a dor passa sem que tenha se chegado a uma conclusão. Na maioria dos casos da síndrome do abdome agudo, no entanto, a cirurgia é o único tratamento adequado.
Dr. Daniel Weiss Vilhordo
Cirurgião bariátrico, Cirurgião do aparelho digestivo, Endoscopista
Porto Alegre