Danielle dos Santos Junqueira

Psicanalista mais

Número de registro: 04/33505

3 opiniões

Experiência

Especialista em Saúde Mental, trabalho com pessoas que desejam se conhecer melhor, se preparar para as dificuldades e limitações pessoais, assim como lidar com os conflitos nos relacionamentos e no trabalho. Meu foco principal é com Maternidade e Perdas, uma vez que minha atuação no Hospital, me possibilitou perceber, que passar pela maternidade envolve vários aspectos, que vão desde a concepção até a criação do filho. Aspectos estes, que dizem respeito a problemas como de fertilidade, novos anseios, e mudanças que muitas vezes implicam em perdas, que vão desde a mudança corporal, das noites de sono tranquilas, até a perda real de um filho. Perdas que não se esgotam na maternidade e com o nascimento do bebê, mas que permanecem ao longo da vida, e nos exigem encará-las, muitas vezes, sem preparo nenhum. Desta forma, ajudar meu paciente a se preparar para os conflitos da vida e saber lidar de forma mais leve com os problemas pessoais, e em especial da maternidade e perdas, é o objetivo principal da minha atuação. Meu trabalho, é um trabalho conjunto, em que terapeuta e paciente possuem papéis diferenciados e primordiais nessa construção!
mais
Experiência em:
  • Psicologia Clínica
  • Psicologia Hospitalar
  • Psicanálise com Crianças
  • Psicanálise com Adolescentes
  • Psicologia da Gestante
  • Psicanálise com Adultos
  • Gravidez e Maternidade
Mostrar mais detalhes

Serviços

Sem informação sobre serviços e preços

Este especialista ainda não adicionou nenhuma informação sobre serviços

Artigos

Pré-natal psicológico

A Maternidade (composta pelos períodos de concepção, gestação, parto, puerpério e desenvolvimento e criação do filho) é uma fase de constantes mudanças psíquicas, que necessitam de acompanhamento e suporte emocional. Pois, embora seja uma fase que possa trazer muitas satisfações, realização de desejos e sonhos, trata-se também, de um momento de importantes mudanças que geram desprazeres muito pouco falados e tratados. Por isso, trabalho com acompanhamento individual e grupo de gestantes voltado para as mães que se encontram diante de todas essas mudanças, dilemas e conflitos trazidos pela maternidade.


Mudanças Depois Da Morte

Lidar com a morte gera imensa dor psíquica e passar pela fase do luto é necessário e leva tempo para que seja elaborada. Porém algumas pessoas não conseguem lidar com a perda, tendo como consequências, quadros como da depressão, transtorno psiquiátrico, descrença, entre outros. Meu trabalho é auxiliar neste processo e ajudar o paciente, para que ele possa se recuperar da fase de dor psíquica e colher mudanças de comportamento e de sentimento, após a perda de um ente querido.


Depressão pós-parto

A Depressão Pós-Parto acomete grande número de mulheres, sendo que os sintomas surgem pouco tempo após o parto. Características: Desinteresse por atividades que antes possuía, insônia ou sono excessivo, desânimo, preocupação e tristeza frequentes, choro fácil, nervosismo, etc. A DPP pode estar ligada às dificuldades que a maternidade traz, assim como aos sentimentos comuns às mães, como medos, preocupações, culpa, etc. Minha função é ajudar as mulheres que passam por ela, a aprender a lidar com a parte difícil da maternidade, de modo que passem a ter condições de resolver os problemas possíveis de serem sanados e a lidar com os que não podem ser modificados.

Veja todos os artigos

3 opiniões de pacientes

Classificação geral

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais.
P
Problemas de relacionamento

Pontos positivos
Iniciei o atendimento com a Danielle após indicação de um amigo. No princípio foi muito difícil, porque eu tinha muita dificuldade de falar de mim, mas com o tempo fui percebendo que estava colhendo benefícios e consegui me abrir mais. Hoje estou bem mais tranquila e o relacionamento melhorou muito.

A
Angústia

Pontos positivos
Fui atendida durante todo o tempo em que minha avó ficou hospitalizada e dei continuidade quando ela faleceu. Graças ao atendimento consegui lidar melhor com o luto, seu acompanhamento foi crucial nesta fase tão dolorosa. Saía do atendimento mais leve e reflexiva com as indagações pertinentes da Dr.

U
Fobia

Pontos positivos
Iniciei o acompanhamento com Dra. Danielle, com muita resistência. Fui levada por minha mãe porque não estava fazendo mais nada, devido ao medo. Mas, como fui muito bem recebida, os atendimentos se tornaram leves, e hoje já faço tudo aquilo que tinha parado. Excelente profissional!

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

35 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Parassonias Do Sono Rem

O fato de acordar várias vezes durante a noite, porém SEMPRE durante os sonhos (fase REM) é relevante para um diagnóstico mais específico da insônia?

Olá! A insônia é caracterizada pela dificuldade em dormir (quem demora muito a dormir embora o sono, ou quem não tem sono, ...), ou pelo acordar diversas vezes a noite (sendo durante os sonhos ou não). Porém, o despertar durante os sonhos muitas vezes está relacionado ao conteúdo do que a pessoa vem sonhando (se é algo que lhe causa medo, algo com o qual ela não está dando conta de lidar, etc). Por isso, indico que você procure ajuda com um psicólogo, se possível alguém que trabalhe com psicanálise para trabalhar os conteudos dos sonhos e assim, diminuir possíveis problemas relacionados. Abraços!

 Danielle dos Santos Junqueira

Pergunta sobre Incongruência de gênero

Olá, então. Eu suspeito que eu tenho HOCD, me identifico com todos os sintomas. Mas pelo o que eu estava lendo na internet, várias pessoas foram procurar ajuda psicológica e acabaram tendo o diagnóstico como pessoas Bissexuais, ou que estavam apenas "Saindo do armário". E isso eu tenho certeza que não sou essas coisas aí. Qual o profissional que eu devo procurar? O que eu devo fazer se ele me diagnosticar erroneamente?

Olá! O profissional que pode lhe ajudar, é um psicólogo. A abordagem com a qual ele irá trabalhar (cognitivo comportamental, psicanálise, existencial, etc) não é o mais importante e sim se você tem empatia com o profissional e se o processo terapêutico lhe traz resultados.
Quanto ao que você leu na internet, não se prenda a isso, porque cada caso é um, e com frequência, o que vemos no Google, não condiz com a maioria dos casos. Faça seu tratamento e caso não goste do primeiro psicólogo, procure outro (não desanime e não deixe de se tratar por isso).
Caros colegas, eu, como psicanalista indicaria esta abordagem, porque é pela qual sinto mais empatia, e com a qual obtive mais resultados. Mas isso vai de cada um e acho ético, termos cuidado com o paciente e não o pensamento que nós, profissionais temos uma verdade que valha para todos (com frequência vejo colegas puxarem sardinha pro próprio lado, defendendo que o tratamento deva ser numa abordagem específica. Sejamos mais éticos e foquemos no tratamento do paciente e não em provar que uma abordagem é melhor do que a outra). Boa recuperação pra você! Abraços!

 Danielle dos Santos Junqueira
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.