Daniel Lirio

Psicanalista mais

São Paulo 1 endereço

Número de registro: CRP SP 75268

Experiência

Psicanalista; psicólogo e mestre pela Universidade de São Paulo. É professor universitário e leciona em cursos de formação em psicanálise e saúde mental. Possui diversos artigos publicados, todos acessíveis pelo site
Experiência em:
  • Fobias
  • Aconselhamento e Orientação aos Pais
  • Depressão
  • Transtornos em Crianças e Adolescentes
  • Transtornos de Ansiedade
  • Lacaniana
  • Freudiana
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Consultório

Consultório particular
Cunha 111 (conjunto 75), Vila Clementino, São Paulo

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Dúvidas respondidas

3 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

O meu filho é hiperactivo e com défice de atenção, a medicação nao esta a funcionar o que mais posso fazer para o ajudar?

Há algumas questões iniciais bastante elementares 1) ele tem tempo para brincar livremente e explorar seu corpo e sua criatividade? 2) Será que existe uma cobrança da família ou da escola para que ele tenha um desempenho e comportamento que não condizem com a sua idade?
Respondidas essas questões, sugiro procurar um profissional que ajude a manejar outros fatores que influenciem o seu comportamento. Em primeiro lugar é preciso compreender a família como um todo: expectativas, desejos, medos e angústias familiares comprometem a concentração e o comportamento do menino.
sugiro também assistir essa entrevista de uma psiquiatra da Unicamp:
www.youtube.com/watch?v=MTFOb2bLjLA

 Daniel Lirio

Transtorno hipercinético tem cura?

Antes de se discutir a cura do TDAH é preciso discutir a forma e frequência com que esse diagnóstico tem sido usado. Quando uma criança apresenta algum problema na escola, é preciso:
1 Compreender a dinâmica familiar. Frequentemente os "segredos", "tabus" ou "não ditos" familiares perturbam a aprendizagem;
2. Avaliar o equilíbrio entre atividades estruturadas e a livres. Crianças repletas de atividades pré-formatadas, como judô, inglês, natação, piano etc., mas sem tempo algum para brincar e experimentar o próprio corpo de maneira livre terão dificuldade de concentração;
3. Avaliar se a cobrança escolar é compatível com a idade ou se decorre de um expectativa muita alta de desempenho;
4. Ouvir a criança para saber se há algo de sua história com a familia, colegas e escola que dificulte o aprendizado;
5. Se esses passos forem seguidos de forma correta, o auxílio psiquiátrico provavelmente não será necessário.
Vejam essa psiquiatra:
www.youtube.com/watch?v=MTFOb2bLjLA

 Daniel Lirio
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