Equipe Doctoralia
O raio X ou radiografia é um exame simples que permite o diagnóstico de uma série de patologias em diferentes partes do corpo. Pacientes que apresentam problemas de saúde que acometem a parte da frente do rosto podem ter que realizar uma radiografia dos chamados seios da face para descobrir as causas e iniciar o tratamento.
Neste post, veja o que é o raio X dos seios da face, como o exame é realizado, as principais indicações, os riscos e também onde realizá-lo. Acompanhe!
O raio X dos seios da face consiste em um exame de diagnóstico por meio da obtenção da imagens das cavidades paranasais, que são estruturas localizadas na porção anterior do crânio – cavidade nasal, fossas e septo. Por essas cavidades circula o ar que respiramos, para que seja possível filtrá-lo, umedecê-lo e aquecê-lo antes que ele seja levado até os pulmões.
O raio X dos seios da face é um procedimento simples, seguro e rápido, durando entre 5 e 10 minutos. O exame deve ser realizado por um profissional de radiologia, em hospital ou clínica especializada.
As imagens podem ser tomadas com o paciente sentado ou em pé, com o nariz ou o queixo apoiados. Geralmente, são feitas imagens com a cabeça em diferentes posições, conforme orientado pelo técnico e de acordo com as suspeitas do médico.
As cavidades paranasais podem ser foco de diversas doenças. Sendo assim, o raio X dos seios da face é indicado quando o paciente apresenta sintomas de sinusite (aguda ou crônica), cefaléia frontal ou de outras condições que afetem as cavidades da face, como meningite e celulite orbital. Nesses casos, o exame pode detectar infecções, hemorragias, tumores e obstruções.
Leia mais: Teste rápido para coronavírus: opções disponíveis e onde fazer
O raio X é um dos principais exames para diagnóstico por imagem em todo o mundo, sendo extremamente seguro e prático. No entanto, é importante apontar que se trata de um procedimento que utiliza radiação e, como tal, pode apresentar riscos.
Raios X são emissões radioativas que, dependendo do tempo de exposição, podem causar mutações no nosso material genético, podendo levar, em casos extremos, ao desenvolvimento de tumores. Porém, é preciso uma exposição prolongada aos raios X para que haja algum prejuízo à saúde.
De acordo com uma pesquisa publicada na Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, os raios X aumentam o risco de câncer entre 0,6% a 1,8% em pessoas com a idade de 75 anos.
Ou seja, trata-se de um exame que apresenta riscos mínimos para o paciente, sobretudo quando colocamos seus benefícios em perspetiva. Por conta da radiação, o exame de raio X não é indicado para gestantes e crianças. Por isso, é preciso conversar com um médico antes da realização do procedimento.
Leia mais: Raio X faz mal? Tire todas as dúvidas sobre o exame!
O exame de raio X dos seios da face não exige preparo prévio. Dependendo do local que se pretende tirar as imagens, pode ser necessário remover as vestimentas, além de jóias, piercings e outros acessórios.
Como comentamos, a única preocupação fica por conta de gestantes ou pacientes com suspeita de gravidez e crianças, uma vez que podem apresentar maior sensibilidade à radiação.
Leia mais: 4 dicas para agendamento de exames de forma prática e segura
Para que o raio X dos seios da face seja feito com segurança, é necessário realizá-lo em hospitais e clínicas de radiologia especializadas.
Sempre que precisar, você pode contar com a praticidade do agendamento online da Doctoralia para marcar seus exames nos melhores Centros de Diagnóstico das principais cidades do país!
A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.
O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.