Equipe Doctoralia
A prevenção do câncer de mama inclui comer alimentos saudáveis, praticar exercícios, evitar o excesso de peso e o consumo exagerado de álcool. Além disso, a partir dos 40 anos, as mulheres devem incluir no check-up anual a mamografia, exame que permite a detecção precoce da doença, aumentando as probabilidades de que o tratamento seja bem-sucedido.
No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais comum entre a população feminina, sendo responsável por quase 30% dos casos da doença detectados em 2020. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Ao longo dos anos, na medida que a tecnologia evoluiu, diversos tipos de mamografia foram sendo desenvolvidos. Um dos mais modernos é a mamografia digital, que ajuda a reduzir a exposição da paciente à radiação e também o desconforto durante o procedimento.
Se você tem dúvida sobre o exame, continue a leitura do artigo, que falará sobre:
A mamografia digital é um exame de imagem de alta resolução que permite rastrear o câncer de mama, detectando-o precocemente, ainda em estágio inicial.
O procedimento é realizado da mesma maneira que a mamografia tradicional, mas, por ser mais preciso, dura menos tempo. Por isso, reduz o desconforto sentido pela paciente.
No lugar do sistema de película de raios X usado na mamografia convencional, a versão mais moderna utiliza detectores que convertem a radiação em sinais elétricos. A partir deles, é possível produzir imagens em alta resolução das mamas, que podem tanto ser vistas na tela do computador quanto impressas.
O exame é recomendado para mulheres acima dos 40 anos, idade a partir da qual é recomendado incluir a mamografia no check-up anual.
Para as pacientes que têm histórico de câncer de mama na família, no entanto, pode ser necessário começar mais cedo, conforme indicação do médico. Porém, a mamografia, independentemente do tipo, não é recomendada antes dos 25 anos.
A mamografia digital, assim como outras modalidades do exame, tem como objetivo a obtenção de imagens do interior das mamas.
Dessa forma, é possível identificar lesões, tanto malignas ou benignas. Também possibilita avaliar o tamanho e o tipo dos nódulos existentes na mama, quando houver.
A realização da mamografia digital é simples. A mulher deve despir a parte de cima da roupa e posicionar a mama no aparelho específico. O equipamento, então, fará uma compressão que pode provocar desconforto ou dor, mas que é necessária para a captura das imagens.
No caso da mamografia digital, as imagens ficam registradas no computador, onde podem ser ampliadas e ter o contraste aumentado, facilitando a avaliação do médico. Caso necessário, também podem ser impressas.
A mamografia digital tem diversas vantagens para as pacientes. Conheça as principais:
O preparo para o exame é simples. É recomendado que a paciente não use desodorantes, cremes hidratantes, talcos ou outros produtos no dia da mamografia, para evitar interferências nas imagens.
Além disso, para reduzir o desconforto, é aconselhado não fazer o exame durante o período menstrual, que é quando as mamas se encontram mais sensíveis.
A mamografia digital pode ser feita em clínicas de diagnóstico que possuam o equipamento necessário. E o melhor é que as pacientes já podem fazer a marcação do exame de forma 100% online, sem a necessidade de fazer ligações. Na plataforma Doctoralia, você encontra diversas opções de instituições de saúde que fazem o procedimento nas principais cidades do Brasil, com preços variados. É só pesquisar, comparar, escolher aquela que atende às suas necessidades e fazer o agendamento. Acesse agora e conheça!
A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.
O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.