Equipe Doctoralia
O câncer de pele é uma das formas mais comuns de câncer, mas também é uma das mais preveníveis. A exposição ao sol é a principal causa do câncer de pele, mas também existem fatores genéticos e de estilo de vida que podem aumentar o risco. Abaixo discutiremos os fatores de risco para o câncer de pele e como você pode realizar a prevenção.
A predisposição genética pode ser um fator de risco para o câncer de pele. Algumas pessoas têm uma maior propensão para desenvolver câncer de pele devido a mutações genéticas herdadas que afetam a forma como suas células se dividem e se reproduzem. Essas mutações podem levar ao crescimento anormal e descontrolado de células, que podem se tornar cancerosas.
Um exemplo de predisposição genética ao câncer de pele é a síndrome do nevo displásico, ela é caracterizada por uma grande quantidade de pintas ou sinais na pele, e aumenta o risco de melanoma, um tipo agressivo de câncer de pele. Se você tem antecedentes familiares de melanoma ou outros tipos de câncer de pele, é importante que você informe seu médico para que ele possa monitorar sua pele e detectar quaisquer mudanças precocemente.
A exposição ao sol é o principal fator de risco para o câncer de pele. Os raios UV do sol podem danificar o DNA das células da pele, o que pode levar ao desenvolvimento de câncer de pele ao longo do tempo. Quanto mais você se expõe ao sol ao longo da vida, maior é o risco de desenvolver câncer de pele. A exposição excessiva ao sol pode aumentar o risco de desenvolver três tipos principais de câncer de pele:
O tipo de pele também pode afetar o risco de desenvolver câncer de pele. Pessoas com pele clara, têm um maior risco de desenvolver câncer de pele. Isso ocorre porque a melanina, que dá cor à pele, cabelos e olhos, também atua como proteção contra os raios UV do sol. Além disso, pessoas com muitas pintas ou sinais na pele, especialmente aqueles que são maiores que 6 mm, também têm um maior risco de desenvolver câncer de pele. Entretanto, isso não significa que pessoas pretas não necessitam realizar a prevenção contra o câncer de pele e tomarem cuidado com a exposição excessiva ao sol e ficarem alertas a qualquer tipo de alteração em pintas, ou sinais que possuam.
Além dos fatores genéticos e de exposição ao sol, existem alguns fatores de estilo de vida que podem aumentar o risco do surgimento do câncer de pele.
Embora o câncer de pele seja uma doença comum, é muitas vezes prevenível. A genética, a exposição ao sol, o tipo de pele e os fatores de estilo de vida são todos fatores que podem contribuir para o risco de câncer de pele. Felizmente, existem muitas coisas que você pode fazer para reduzir seu risco, como usar protetor solar, usar roupas de proteção, evitar o sol durante as horas mais quentes além de realizar exames regulares de pele com um dermatologista. Ao seguir essas medidas de prevenção, você pode ajudar a proteger sua pele e reduzir o risco de desenvolver câncer de pele.
A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.
O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.