Equipe Doctoralia
O raio X do tórax é um exame de imagem indolor e não invasivo, que auxilia no diagnóstico de diversas patologias, como pneumonia e tuberculose.
Se você tem dúvidas sobre como é feito o raio X do tórax, continue a leitura deste artigo! Aqui abordamos as principais questões relacionadas ao assunto.
Um raio X ou radiografia do tórax é um exame de imagem que ajuda o médico no diagnóstico de diversas doenças que afetam a região, como pneumonia, tuberculose, fraturas, dentre outras. Também permite avaliar a resposta do organismo ao tratamento dessas patologias.
O tórax é a região que fica entre o pescoço e o abdômen, também conhecido como peito. No exame de imagem, é possível visualizar essa parte do organismo da seguinte forma: os ossos aparecem em branco devido a sua densidade, e os pulmões, cheios de ar, são mostrados mais escuros.
O raio X do tórax é realizado em clínicas de imagem por técnicos especializados em radiologia.
Para a realização do exame, o paciente é posicionado de pé no equipamento de raio X. O técnico que acompanha o procedimento pode solicitar que a pessoa respire profundamente, enchendo o peito de ar e segurando a respiração. O paciente deve permanecer imóvel no momento da captura das imagens.
Em seguida, o técnico analisa as imagens para verificar se sua qualidade está boa ou se será necessário refazê-las. Quando o resultado estiver nítido o suficiente para a realização do diagnóstico pelo médico, o exame é concluído.
Todo o processo de realização do exame é rápido: a duração varia conforme o número de capturas necessárias, mas fica em torno de 5 minutos.
Posteriormente, um médico radiologista deve analisar as imagens e redigir um laudo. Tanto as imagens quanto o laudo podem ser entregues em formato digital, mais comum atualmente, ou em papel.
Agora que você já sabe como é feito o raio X do tórax, vamos conhecer as indicações e contra indicações ao exame. É comum que médicos o solicitem quando o paciente citar os seguintes sintomas:
Também é possível que o exame seja solicitado para um possível diagnóstico de patologias como:
Apesar de o exame ser indolor e não invasivo, há a emissão de radiação imunizante. Por isso, o médico deve levar em conta os riscos na hora da prescrição do exame, não sendo indicado realizá-lo diversas vezes em um curto período de tempo.
Pelo mesmo motivo, exames de raio X não são indicados para gestantes em todos os casos. Caso haja suspeita de gravidez, é importante informar o médico, que decidirá qual é o melhor procedimento para cada caso.
O preparo para o raio X do tórax é simples: é preciso retirar roupas e acessórios que possam causar alterações na imagem. Não é necessário fazer outros tipos de preparação, como jejum ou dieta especial, antes de uma radiografia.
Para fazer um raio X do tórax é preciso procurar uma clínica de imagem de qualidade, que conte com profissionais capacitados.
Na Doctoralia, você pode fazer o agendamento do exame de forma 100% online em instituições de saúde localizadas nas principais cidades do Brasil. Acesse a plataforma e compare as opções disponíveis!
A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.
O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.