Barbara Ignácio

Psicólogo mais

Mogi das Cruzes 1 endereço

Número de registro: CRP 113015

Experiência

Psicóloga Clínica Cognitiva Comportamental
PARA ADULTOS, CASAIS, FAMILIA, ADOLESCENTES E CRIANÇAS
Psicóloga CRP 06/113015- SP- Atendimento Psicológico as Pessoas Vítimas de Violência Doméstica, Familiar e os Diversos Ciclos de Violência (pessoal e social), em especial a Mulher, a Criança, o Adolescente/Jovem, Adulto, Idosos, Pessoas com Deficiências e a Família, bem como a necessidade do desenvolvimento e difusão de novas formas de investigação com essas populações, inclusive atendimento com o agressor.Experiência em clinica há quatro anos atendendo toda a demanda com êxito, atualmente atendo os pacientes em particular.
Avaliações -
Carreira/ Orientação Profissional, Déficit de Atenção e Hiperatividade, Depressão, Esquizofrenia, Gerenciamento de Raiva, Gerenciamento de Stress, Lidar com o Sofrimento,luto, medo do futuro / Doenças graves, Psicologia Forense, Terapia Familiar, Terapia para Casais,Melhoria de Relacionamentos,Terapia para Crianças & Adolescentes, problemas do comportamento em adolescentes e crianças, Terapias de Grupo, Transtorno Bipolar, Transtorno por Stress Pós-Traumático por seqüestro, assalto, estupro, Transtornos Alimentares, Adoção infantil, Alcoolismo, Alterações psíquicas e psicológicas, Ansiedade, Asperger, Assédio, abuso físico, sexual ou emocional, Autismo, Avaliação psicológica, Divórcio e separação, Drogas e dependência, Dupla personalidade, desempenho no trabalho, faculdade ou escola, sentir que sua vida está desequilibradaquerer fazer uma revisão de sua vida,querer recomeçar,desenvolvimento pessoalproblemas de comunicação,dificuldades sexuais, falta de confiança, querer fazer mudanças na carreira, ciúmes, problemas de intimidade, problemas conjugais, obsessões, manias e compulsões, transições de relacionamento, crise de transição de vida, sentir-se para baixo ou infeliz sem saber por quê, indecisão, falta do motivação, fobia, questões de auto- estima e auto- conceito, Síndrome de Willians, Síndrome DeGiorge e outras, etc.

Projeto de Psicopedagogia




O Atendimento Psicopedagógico

A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, e os diversos fatores que conduzem ao mau desempenho acadêmico. Para um diagnóstico completo das reais causas deste problema e o possível trabalho terapêutico para melhora dos sintomas, é necessário que se analise os diversos aspectos que podem estar envolvidos, podendo estes ser de origem orgânica, cognitiva, emocional, social ou pedagógica. Desta forma, o trabalho pode ser dividido em dois momentos: a avaliação diagnóstica e o atendimento psicopedagógico terapêutico, quando recomendado.
Atuamos com excelência na prevenção das dificuldades de aprendizagem, a partir de um enfoque transdiciplinar.Realizamos atendimento psicológico e psicopedagógico.
A Psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.

Atuação do Psicopedagogo na Clínica

Atendimento clínico: é indicado quando não se consegue suprir as dificuldades de aprendizagem, mesmo o aprendente participando ou não do ambiente escolar, havendo necessidade de um atendimento individualizado. “Apesar do propósito da ação terapêutica, não deixa de ser também preventivo”.
Somente após a entrevista com os pais e com a criança/adolescente, o psicopedagogo poderá indicar qual será o tratamento necessário, Em alguns casos poderá identificar a necessidade de encaminhamentos para avaliação por uma equipe multidisciplinar: Pediatra, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Neuropediatra, Oftalmologista, Psicomotricista.
Iniciamos o tratamento com o diagnostico clinico, que dará suporte para identificar as causas dos problemas de aprendizagem. Utilizando de instrumentos de análise como: Anamnese, Provas Operatórias (Piaget) e Provas Projetivas, EOCA (Entrevista Centrada na Aprendizagem), Sessões Lúdicas, no diagnóstico clínico, ademais de Entrevistas e Anamnese, utilizam-se Provas Psicomotoras, Provas de Linguagem, Provas de Nível Mental, Provas Pedagógicas, Provas de Percepção, e outras.

Áreas de Avaliação: Emocional – Pedagógica – Motora – Cognitiva
Objetivo da Avaliação: Detectar dificuldades de aprendizagem e os níveis do desenvolvimento intelectual, percepção visual, auditiva, raciocínio lógico e matemático, capacidade de interpretação e compreensão, capacidade autonomia, planejamento e execução de tarefas, organização, tomada de decisão, memórias (sensoriais, de trabalho, curto prazo, longo prazo), leitura, escrita, vocabulário etc.
O diagnóstico é composto de aproximadamente 8 a 10 sessões, com duração de 50 minutos cada. Quando diagnosticados pelo psicopedagogo somente problemas de aprendizagem, o profissional atua em uma linha terapêutica, desenvolvendo técnicas remediativas, orienta pais e professores de forma que seu trabalho integrado e não individual.
mais
Experiência em:
  • Psicologia Clínica

Serviços e preços

Primeira consulta psicologia


Anamnese psicológica


Psicologia Social


Terapia sexual


Terapia Familiar


+1 serviço

Como mostramos os preços?

Opiniões em breve

Envie a primeira opinião

Você já passou por consulta com Barbara Ignácio? Conte aqui como foi. Outros pacientes vão te agradecer por ajudá-los a escolher o melhor especialista.

Enviar opinião

Dúvidas respondidas

4 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Bruxismo

Olá,tenho 43 anos e em 1 ano e meio mordi a lateral da minha língua machucando bastante.Já foi em um Neurologista,Clínico Geral,Dentista e não consegui resolver este problema.Da última vez o Dentista pediu para fazer uma placa de Bruxismo.Mas os meus dentes não são gastos.Será que pode ser estresse?

Como vc já fez algumas tentativas com outras especialidades e não resolveu o problema, peço que procure uma psicoterapia para poder identificar se realmente é stress ou quais fatores emocionais que estão envolvidos com o problema, tenho certeza que irá te ajudar.

 Barbara Ignácio

Tenho um filho de 12 anos que apresenta grande dificuldade de entender o que lê, sendo assim prejudicado em todas as disciplinas, todos os dias me aborreço pq ele n quer estudar e só entende se eu ler e explicar. Super agitado , perde tudo esquece de tudo. O que devo fazer?

Olá,
Primeiramente precisamos entender se a criança sempre apresentou essa dificuldade na escola, em casa se perceberam se ela possue as mesmas dificuldades em aprender ou a interpretar, o primeiro passo é procurar um neurologista e explicar o que está acontecendo e assim a criança ser encaminhada para realizar alguns exames para identificar se existe alguma coisa na parte orgânico, após os exames tudo fica mais claro para dar continuidade e procurar os profissionais que seja correto para dar continuidade.

 Barbara Ignácio
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes