Dra. Ana Cristina Cardoso Lemos Malheiros

Psiquiatra mais

Curitiba 1 endereço

Número de registro: CRM/PR 14380 RQE 4718

3 opiniões

Experiência

Sou médica psiquiatra há 30 anos. Atualmente, resido em Curitiba, onde atendo tanto em consultório particular, como na rede pública.
Estudei Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e me formei no ano de 1986. Completei a especialização no Instituto Raul Soares (IRS), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) e concluí a Residência Médica em Psiquiatria em 1988. Esta oportunidade fez crescer meu interesse científico. Por outro lado, diante do sofrimento dos pacientes, eu desejava fortemente ter atuado na prevenção daqueles adoecimentos.
Motivada pelo anseio de conhecer mais sobre o ser humano e seu desenvolvimento, iniciei curso de Introdução à Antroposofia em Juiz de Fora-MG, sendo este um momento bastante significativo e que influenciou positiva e definitivamente a minha vida profissional. Decidi prosseguir os estudos em Antroposofia e iniciei minha formação em Medicina Antroposófica em São Paulo-SP. Concluí o curso em 1994, sendo da primeira turma formada pelo currículo da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA).
Após a graduação, trabalhei como médica psiquiatra em inúmeros hospitais psiquiátricos públicos e particulares e logo percebi a importância de manter uma relação amistosa e cooperativa com os colegas, favorecendo a imprescindível interação da equipe interdisciplinar. No que tange aos pacientes, sempre valorizei e estimulei a humanização do tratamento, assim como a reintegração dos mesmos às suas famílias e à vida social.
Com o propósito de colocar em prática os princípios da Antroposofia, presto atendimento aos pacientes em consultas com base na Psiquiatria ampliada pela Antroposofia. Com o sentido educativo, realizo palestras sobre promoção da saúde e desenvolvimento humano.
A partir de 2014, tenho aprofundado meu conhecimento na Psiquiatria aplicada à Oncologia, participando de eventos médicos no Brasil e no exterior e em visitas a hospitais antroposóficos na Suíça e Alemanha.
Nos diversos ambientes em que tenho trabalhado, prossigo divulgando a Antroposofia aos profissionais de Saúde e ao público em geral, sendo responsável pela coordenação de workshops e palestras sobre variados temas de interesse relativos à Prevenção e Promoção da Saúde, Salutogênese e à Educação Infantil e Orientação a Pais.

​Nesta mesma intenção, inicio, então, este blog, por acreditar que há cada vez mais necessidade de se oferecer ao paciente outras formas de se tratar a complexidade do ser humano com uma visão integral, com recursos terapêuticos naturais, ainda considerando que a prevenção também é função do medico psiquiatra.

Conheça mais do meu trabalho em meu site: www.medicopsiquiatra.curitiba.br
mais
Experiência em:
  • Psicoterapia
  • Psiquiatria Adulto

Consultório

Valencis Curitiba Hospice
R. Euclides da Cunha, 841 Bigorrilho, Curitiba - PR,, Bigorrilho, Curitiba

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Atende: adultos

Este especialista não fornece todas as informações que você precisa?

Mostrar outros psiquiatras perto de mim

Serviços e preços

Os preços são para pacientes sem convênio médico

Outros serviços


R. Euclides da Cunha, 841 Bigorrilho, Curitiba - PR,, Curitiba

Valencis Curitiba Hospice

As informações sobre preços são de responsabilidade do especialista ou centro. A Doctoralia não tem qualquer influência e não é responsável por definir os preços exibidos.

3 opiniões de pacientes

Classificação geral

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais.
K
Local: Valencis Curitiba Hospice Consulta Psiquiatria

Tratamento conduzido com profissionalismo e humanismo ímpares, pautado no exercício da saúde, com tomada de consciência e promoção do equilíbrio físico, psíquico e emocional. Um aprendizado a cada consulta. Uma caminha conduzida pela experiência de múltiplas formações (psiquiatria e antroposofia). Uma oportunidade de saúde para toda a família.

F
Local: Valencis Curitiba Hospice Consulta Psiquiatria

A dr. Ana é atenciosa, verdadeiramente preocupada em auxiliar seus pacientes e uma profissional muito bem qualificada. Só tenho a agradecer em ter conhecido uma pessoa e profissional tão humana e dedicada.

A
Local: Valencis Curitiba Hospice Consulta Psiquiatria

Atendimento completo, ajudando em questões mais emergências e também num direcionamento a médio e longo prazo. Direciona um processo de autoconhecimento de forma a melhorar as relações consigo próprio , com outras pessoas e os processos da vida. Recomendo!

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

3 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Risperidon 1Mg-C/6Cps.

Estou tomando respiridona e estou produzindo leite é normal?

Gostaria de complementar, pois pode ser necessária a realização de exames. Por exemplo, a dosagem de prolactina
( hormônio hipofisário que estimula a produção de leite), pode ser útil tanto no diagnóstico, quanto no controle de tratamento, caso seja reduzida a dose de Risperidona, ou feita a substituição deste psicofármaco.

Dra. Ana Cristina Cardoso Lemos Malheiros

Pergunta sobre Transtorno bipolar

Tenho transtorno bipolar afetivo tem alguma lei que me ampara a discriminação e preconceito. Obrigada

Todos os cidadãos são iguais perante a lei, sendo ou não portadores de transtorno mental. Portanto, não cabe discriminação ou preconceito na nossa sociedade. Porém, muitas vezes, os pacientes se sentem discriminados ou vítimas de preconceito, não só no campo social, mas também dentro da própria família. Com a abordagem familiar e o esclarecimento sobre a doença, é possível melhorar a auto-estima, a capacidade de interação e a participação social do paciente.

Dra. Ana Cristina Cardoso Lemos Malheiros
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes