Experiência
Serviços
Sem informação sobre serviços e preços
Este especialista ainda não adicionou nenhuma informação sobre serviços
Opiniões em breve
Envie a primeira opinião
Você já passou por consulta com Dra. Aline Dranka? Conte aqui como foi. Outros pacientes vão te agradecer por ajudá-los a escolher o melhor especialista.
Enviar opiniãoDúvidas respondidas
2 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia
A cura da Constocondrite demora?
Primeiramente a costocondrite ( também chamada de síndrome costoesternal, síndrome da parede torácica ou ainda condronidia paraesternal) é uma causa de dor frequentemente descrita por pacientes que não apresentam causa pré-estabelecida, geralmente desencadeada por tosse excessiva e pequenos traumatismos/sobrecargas. Esse desconforto torácico frequentemente é exacerbado por movimentos de extensão da coluna cervical ou até mesmo pela inspiração profunda. Já a síndrome de Tietze é uma condição rara, porém também benigna, que acomete preferencialmente a 2a e 3a articulação costo-condral, em lesão única e com edema em mais de 70% dos pacientes. Ambas tem recorrências e são auto-limitadas. O uso de antiinflamatórios, calor, corticoterapia ( infiltrações) e lidocaína ( anestésico local) são usados como alívio. Evitar exercícios de impacto e movimentos repetitivos, mas alongamentos são recomendados. Pode-se ainda realizar bloqueio de nervo intercostal, em alguns casos.
O que causa os sintomas da deficiência de piruvato carboxilase como a acidose lática, o atraso psicomotor, a hipotonia, os problemas respiratórios e problemas na sucção?
A deficiência da enzima piruvato carboxilase é causadora de doença metabólica que atua na síntese da glicose através de substratos que não são carboidratos ( lactato, aminoácidos...). Quando há uma mutação ou alterações na estrutura ou concentração dessa enzima hepática há prejuízo no processo da neoglicogênese e assim ocorre a hipoglicemia. Há aumento de corpos cetônicos que se formam através da acetilCoA ( oxidação de gorduras). Nas formas mais severas há inibição do ciclo da uréia, elevação de citrulina e de lisina. Há 03 apresentações clínicas: tipo A( americana): acidose lática e consequente atraso psicomotor ( 02 a 06 meses de vida). Tipo B (francesa): neonatal, grave, causa hipotonia, choro fraco, ausência de sucção e dificuldade respiratória. Tipo C( benigna): atraso psicomotor leve e acidose metabólica (corrije-se com bicarbonato). Recomenda-se dieta rica em carboidratos para melhora na qualidade de vida e para evitar hipoglicemia.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.