Amenorréia - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - amenorréia
Perguntas sobre Amenorréia
Nossos especialistas responderam a 244 perguntas sobre Amenorréia
Especialistas falam sobre Amenorréia
Esse problema acomete muitas mulheres e pode ter diversas causas, entre elas de fundo emocional por stress contínuo e/ou físico, exercícios extenuantes, alterações anatômicas, alterações hormonais como a Síndrome dos Ovários Policísticos, entre outros.
A notícia boa se tratada e acompanhada pode ser revertida, mas sempre procure um ginecologista de confiança pois é um tratamento contínuo.
Alexandre Kim Sangalan Sasaoka
Ginecologista, Especialista em ultrassonografia
São Paulo
Agendar uma visita
Amenorreia é a ausência de menstruação em uma adolescente ou mulher em idade considerada fértil.
Pode ser primária se a adolescente não menstruar até os 14-16 anos (a idade muda de acordo com a presença ou não do desenvolvimento das mamas e pelos pubianos) ou então ser do tipo secundária na paciente que apresentava ciclos regulares e estes se tornam ausentes após três ciclos consecutivos (ou seis meses).
As causas possíveis são muitas e a investigação deve ser direcionada ao caso de cada paciente.
Frequentemente na amenorreia secundária os ciclos podem ser restabelecidos após o tratamento do fator causal.
Amenorréia significa a falta de menstruação em mulheres no período reprodutivo. Pode ser primária, quando a mulher nunca menstruou, ou secundária, quando a mulher que menstruava regularmente apresenta um atraso de até 3 meses. Dentre as causas de amenórreia secundária temos: gravidez, hiperprolactinemia, problemas na tireoide, uso de medicamentos como anticoncepcionais e outros que podem aumentar a produção de um hormônio chamado prolactina e. A amenorréia primária pode estar associada a malformações do trato genital feminino e disfunções endócrinas. A investigação deve ser feita com exames de sangue e imagem: teste de gravidez, ultrassom transvaginal e dosagens hormonais.
É a ausência da menstruação e pode ter diversas causas. Dependendo da idade e de associação ou não com outros sintomas, são realizados exames específicos para o diagnóstico da causa.
A amenorreia 1 é a ausência da primeira menstruação aos 15 anos numa menina com caracteres sexuais secundários normais(mama e pelos pubianos), sendo as principais causas a disgenesia gonadal e agenesia mulleriana.A amenorreia 2 refere-se ausência de menstruação por pelo menos 3 meses, em mulheres que menstruavam previamente,sendo as causas mais frequentes a síndrome dos ovários policisticos e aamenorreia hipotalâmica funcional. A investigação das causas da amenorreia envolve a história clínica e exame físico direcionados para as principais causas de amenorreia, alem de exames hormonais como BHCG para descartar gravidez, FSH, TSH, PRL, teste da progesterona, ultrassonografia pélvica, etc...
Amenorréia é a falta de menstruação, a principal causa é a gravidez, mas pode decorrer também por problemas uterinos e hormonais. As causas devem sempre ser investigadas por um ginecologista para que o tratamento adequado seja realizado.
A amenorreia é o nome técnico para a ausência de menstruação. É uma condição que acomete diversas mulheres em idade fértil, e que pode ser o resultado de alguma alteração hormonal. Sua consequência mais temida é a infertilidade.
A síndrome dos ovários policísticos, condição extremamente prevalente, é uma das principais causas de amenorréia e irregularidade menstrual, além de relação com sobrepeso/obesidade e elevação dos níveis de testosterona e resistência à insulina. Outra causa de amenorreia é o excesso na produção de prolactina, que também provoca dores de cabeça e saída de secreção leitosa pelas mamas.
Amenorréia é definida por ausência de menstruação por período de 3 meses ou mais, e pode ter diversas causas.
É classificada em amenorréia primária, quando aquela pessoa nunca apresentou menstruação ou secundária, quando a mulher deixa de menstruar depois de já ter seus ciclos menstruais instituídos.
A avaliação clínica e laboratorial são essenciais para o diagnóstico.
Quais profissionais tratam Amenorréia?
Amenorréia por cidade
Doenças relacionadas
Os médicos mais procurados
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.