Doenças cardiovasculares - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é uma doença vascular?

Doença vascular é causada principalmente pela arteriosclerose, que é causada por um espessamento do revestimento das artérias (chamada camada interna).

As artérias são vasos sanguíneos que fornecem sangue, oxigênio e nutrientes para o corpo. A aterosclerose é um distúrbio que provoca um endurecimento e estreitamento das artérias que fornecem sangue  insuficiente para atender às necessidades do tecido.

As partes do corpo mais afetadas por esta doença sofrem de irrigação insuficiente, ou seja, um agravamento da sua função, lesão tecidual, ou a morte dele.

Sintomas mudam dependendo de onde a doença vascular ocorre no corpo. Os órgãos cujas artérias muitas vezes sofrem de doenças vasculares são mais:

Coração - doença cardiovascular:

Quando o coração é afetado, há grave dor no peito e opressão em relação ao esforço físico (angina) ou falta de ar. Em casos graves, pode acontecer que uma artéria coronária permanece bloqueada por um coágulo (trombose), causando dor intensa e grave perigo para a vida.

Cérebro - doença cerebrovascular:

Aterosclerose das artérias cerebrais pode causar um derrame (acidente vascular cerebral) que produz paralisia ou perda de outras funções como a fala.

Extremidades inferiores - doença vascular periférica:

Nas pernas, a aterosclerose pode causar  dor nos músculos durante o esforço físico (claudicação intermitente).

Quais são os fatores de risco?

A aterosclerose afeta muitas pessoas. Pode começar com a idade de vinte anos, e aumentar com o avançar da idade. A causa exata é desconhecida, mas sabe-se que determinados fatores de risco aceleram a formação da aterosclerose. Algumas delas são:

  • Cigarro
  • História familiar de doença vascular, angina, ataque cardíaco ou derrame
  • Excesso de peso
  • Uma dieta pouco saudável
  • Falta de exercício
  • Diabetes
  • Sexo masculino
  • Hipertensão (pressão alta)
  • Aumento dos níveis de colesterol no sangue
  • Estresse

Quais são os sintomas da aterosclerose nas artérias coronárias?

Não apresenta sintomas quando o grau de aterosclerose é leve. Casos mais graves de arteriosclerose coronária podem estar relacionados ao aparecimento de dor torácica no esforço, que desaparece após alguns minutos de descanso (angina pectoris). No caso de qualquer uma das artérias que fornecem sangue para o coração (artérias coronárias) ser bloqueada (trombose coronariana), a morte ocorre na região do músculo cardíaco que recebe sangue da artéria afetada, causando um ataque cardíaco (enfarte do miocárdio ). Se houver fatores de risco para doença cardiovascular, estar alerta para um esmagamento ou dor excruciante no peito, por vezes, também experiente no pescoço ou braço esquerdo. A dor dessa natureza que não ceder à 20 minutos deve ser urgentemente avaliada por um médico ou outro pessoa de saúde.

Quais são os sintomas da aterosclerose nas artérias cerebrais?

As artérias afetadas no cérebro podem sofrer obstrução por coágulos associados com aterosclerose (trombose cerebral), nas artérias principais (tais como carótida) e artérias de menor calibre cerebral. Por outro lado, as pequenas artérias afetadas podem sofrer ruptura e causar sangramento do tecido (hemorragia cerebral). Estes dois tipos de complicações afetam o cérebro e são chamados, em conjunto, AVC (acidente vascular cerebral ou AVC). Tipicamente, um acidente vascular cerebral produz repentinos sintomas iniciais. De acordo com a artéria afetada, os sintomas incluem: paralisia, fala arrastada, dificuldade em engolir, perturbações visuais e sensibilidade.

Quais são os sintomas da aterosclerose nas artérias das pernas?

Aterosclerose das artérias nas pernas pode causar uma dor nas pernas,  esforço para andar, desaparecendo dentro de poucos minutosse parar de caminhar (claudicação intermitente). Nos estágios iniciais da doença, a dor geralmente está localizado nas panturrilhas, a uma curta distância a pé certas ou um certo tipo de esforço, mas desaparece novamente após cinco ou dez minutos. A dor é devido à falta de fornecimento de sangue para os músculos, incapaz, portanto, para enfrentar o esforço físico exigido. Aterosclerose mais avançada pode causar dor constante em repouso, úlceras nas pernas, e até gangrena dos pés ou dedos.

Como o médico diagnostica a doença aterosclerótica?

Em primeiro lugar, o diagnóstico é estabelecido com base no histórico médico. Quando em dúvida sobre o diagnóstico, ou houver dificuldades, a avaliação de um especialista para um estudo mais aprofundado será útil no tratamento desta doença.

Outros exames de imagem sem derramamento de sangue, ou seja, testes que não envolvem risco para o paciente ou exigem a introdução de um cateter através de uma punção da veia ou artéria, como o ecocardiograma Doppler ou tipo invasivo outros (necessidade de uma abordagem por punção dos vasos sanguíneos não são exploração segura, proporcionando informação altamente relevante, algumas vezes obrigatório), como angiografia, ou em um hospital.

Primeiros sintomas de arteriosclerose cerebral (AVC), ou devido ao envolvimento das pernas (claudicação), o Cirurgião Geral também pode encaminhar o paciente ao especialista para uma investigação mais aprofundada, usando imagens do cérebro (tomografia computadorizada obtidas por tomografia computadorizada ou ressonância magnética ) e angiografia para posterior avaliação da circulação dos membros.

Qual é a melhor coisa que o paciente pode fazer por si?

A questão mais importante é prevenir o desenvolvimento da aterosclerose. , A fim de prevenir a doença vascular, considerar se pertence a um grupo de risco. Os fatores de risco acumulados fazem que se  desenvolva um problema significativo associada à doença cardiovascular. Para minimizar este risco:

  • Parar de fumar. Parar de fumar tem sido mostrado que reduz o risco de problemas cardíacos em 50% após apenas um ano.
  • Comer uma dieta saudável e variada, rica em vegetais, produtos que são ricos em fibras e pobre em gordura. Evite as gorduras saturadas (gordura animal), preferindo óleos de peixe e vegetais.
  • Perder peso se você está acima do peso.
  • Faça mais exercício. Caminhar meia hora por dia é melhor do que não fazer absolutamente nada.
  • Se você tem diabetes tipo 1 ou tipo 2, ou tem pressão alta, não se esqueça de manter o tratamento para essas doenças, o que é ótimo.

Perspectivas para o futuro

Doença vascular é uma manifestação de aterosclerose, que tem se desenvolvido ao longo dos anos. Se a presença não é reconhecível, e se não for verificado o seu progresso, pode causar um grau significativo de deficiência, e até mesmo morte prematura.

O ataque do coração (trombose coronariana) e acidente vascular cerebral (AVC) são as causas mais comuns de morte prematura.

Se os fatores de risco acima são reduzidas ao máximo, é susceptível de sofrer uma progressão mais lenta da doença.

Alguns bons conselhos

Se você encontrar sintomas sugestivos de doença vascular, ou acreditar está em risco, consulte o seu médico. Isso pode ajudar a reduzir o risco e decidir se você precisa de tratamento médico ou consulta com um especialista.

O tratamento precoce pode, em muitos casos, impedir o progresso dessas doenças e um tratamento agressivo dos fatores de risco pode, de fato, obter a regressão da lesão primária, a placa aterosclerótica!

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - doenças cardiovasculares

Auristela Ramos

Auristela Ramos

Cardiologista

São Paulo

Caroline Langaro

Caroline Langaro

Cardiologista, Médico clínico geral

Palmas

Carlos Mota

Carlos Mota

Cardiologista

Fortaleza

Murillo Isaac de Almeida

Murillo Isaac de Almeida

Cardiologista

Águas Claras

Jairo Vicente Nogueira Pimentel

Jairo Vicente Nogueira Pimentel

Cardiologista, Médico do trabalho

Vila Velha

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas sobre Doenças cardiovasculares

Nossos especialistas responderam a 78 perguntas sobre Doenças cardiovasculares

Sintomas de acelerar o coração significa aumento da frequencia cardiaca que pode estar presente ser fisiológico como resposta a situação de estresse, nervosismo, atividade fisica, ingesta de…

O colesterol não HDL é uma fração do colesterol que tem relação doenças cardiovasculares. Então quanto mais baixo melhor. No seu caso estar com níveis baixos é bom.
Faça uma consulta com…

Boa tarde. O pulmão normal é transparente ao raio-x. Se foi relatada uma redução de transparência, é porque alguma coisa está preenchendo ou acometendo essa local. Isso pode ser no pulmão, mas…

Especialistas falam sobre Doenças Cardiovasculares

São muitas as doenças que afligem o sistema cardiovascular, dentre as principais estão a hipertensão, as arritmias, o infarto agudo do miocárdio e a insuficiência cardíaca. Devemos prevenir para que elas não ocorram. Quando estabelecidas, necessitam de um tratamento intensivo a fim de garantir uma melhor qualidade de vida. O cardiologista é o médico ideal para tratar essas doenças.

Thiago Pouso De Oliveira

Cardiologista

São Paulo


Mitos sobre o coração Coração não dói: O coração dói e pode ser um alerta para procurar o cardiologista quando essa dor ocorrer durante esforços ou situações de estresse. Durante o quadro de infarto, a dor é muito forte e acompanhada de palidez, sudorese, náuseas e vômitos.

Stoessel Figueiredo De Assis

Cardiologista

São Paulo


São o conjunto de alterações que agrupam principalmente 4 grandes grupos de patologias: As valvopatias ( doenças relacionadas as válvulas cardíacas) , as arritmias ( bradicardias e taquicardias) , as miocardiopatias ( Doenças do músculo do coração) e as coronariopatias ( doenças relacionadas a aterosclerose ou formação de gordura nas coronarias).

Márcio Campos Sampaio

Cardiologista

São Paulo


A análise do risco cardiovascular tem sido um desafio nas ultimas décadas. A visão global do paciente por um especialista é primordial. Identificar e tratar potenciais fatores de risco é o objetivo. Para isso o cardiologista tem que estar atento ao perfil clínico do paciente, seus hábitos alimentares, atividades físicas, histórico familiar, além da pesquisa de comorbidades com doenças endócrinas, renais e cardiovasculares. Essa visão geral do paciente é o objetivo da nossa consulta.

Guilherme Lobosco Werneck

Cardiologista, Médico clínico geral

São Gonçalo

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Doenças cardiovasculares?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.