Experiência
Desde abril de 2020, estou realizando atendimento online. Entre em contato por WhatsApp para maiores informações. Se preferir ligação, deixe mensagem no WhatsApp que entro em contato com você.
Se você quiser saber sobre minha formação acadêmica e experiência profissional, vá para a sessão “Experiências Profissionais” e “Formação”. Na sequência, conto um pouco sobre os caminhos que trilhei para chegar até aqui e você poderá me conhecer um pouco mais, para além dos títulos.
Eu me formei em Psicologia na UFSC, em 2003, e, no ano seguinte, ainda na UFSC, iniciei o Mestrado em Psicologia, pois sempre gostei de estudar e um dos meus planos era seguir carreira acadêmica, ser professora. No entanto, não me encantava em ser apenas uma acadêmica, me espelhava em alguns professores que, além de conhecerem sobre aquilo que ensinavam, também tinham experiência prática dentro da Psicologia. Por isso, em paralelo ao Mestrado, fiz também uma especialização em Psicologia Clínica.
Escolhi a Gestalt-terapia como abordagem, porque não me interessava apenas pela palavra ou pelo comportamento, mas por tudo aquilo que se revela no “como”, na forma de ser e estar das pessoas no mundo, naquilo que aparece quando alguém diz saber o que precisa (quando acha que sabe), mas não consegue mudar o seu comportamento. Gestalt-terapia não é sobre o passado, nem é sobre mudar um comportamento; Gestalt-terapia é o que conecta, no “aqui e agora”, o passado e o futuro e faz com que modos de ser possam ser transformados, a partir da experiência, da presença, da construção e abertura de novas formas mais significativas de viver no presente.
A terapia na abordagem gestáltica também é o espaço para a elaboração de experiências de perdas (lutos, separações, mudanças, etc.), suporte na construção de estratégias para desenvolvimento de habilidades (não ou pouco desenvolvidas) comuns nos quadros de neurodivergências; além de tantas outras possibilidades de sofrimentos que afetam o ser humano (questões relacionadas à auto-estima, distúrbios alimentares, ansiedade, tristeza, depressão, dentre outros).
A minha curiosidade e interesse pelo ser humano fizeram com que eu estivesse sempre me aprofundando nos estudos e me atualizando. E, quando a gente compartilha o que aprende, o conhecimento se multiplica, por isso, ao longo da minha trajetória profissional, dei aulas de Psicologia na Graduação em duas Instituições de Ensino Superior e em um Curso de Especialização em Gestalt-terapia no qual fui também supervisora clínica (participando na formação de outros Gestalt-terapeutas).
Além disso, sempre tive o desejo de trabalhar em equipe e realizei essa experiência em duas ocasiões diferentes: em um Instituto de Gestalt-terapia (com vários colegas psicólogos) e em uma clínica médica (como única psicóloga em equipe multiprofissional e atendimento interdisciplinar). Desta clínica também fui sócia- fundadora e descobri que gosto mesmo é de atendimento clínico e dos momentos de aprendizado com discussões clínicas entre profissionais, mas não gosto de participar da administração de uma empresa.
Acredito que um bom profissional é aquele que está sempre se atualizando, por isso participo de congressos e, nesses eventos, sempre que é possível, levo trabalhos para apresentar, pois essas ocasiões são oportunidades únicas de compartilhar conhecimento, assim como de aprender com a experiência de outros profissionais. Além dos congressos, procuro fazer cursos na área e áreas afins, pois a Psicologia, além de fascinante, é muito ampla. Quanto mais estudamos, mais descobrimos que temos muito a aprender.
Certa vez ouvi uma frase muito interessante, que desconheço a autoria, mas dizia o seguinte: “Ninguém precisa de psicoterapia, mas todo mundo MERECE.” E por acreditar nisso, sempre investi na minha própria psicoterapia. Afinal, preciso estar disponível e presente para estar com as pessoas que atendo, e isso não seria possível se eu não cuidasse de mim mesma. Acredito que esse é (ou deveria ser) um compromisso ético de todo psicólogo que atua na clínica.
Atualmente estou atendendo adultos (18+) e apenas online, mas já com saudades do consultório físico para atendimento presencial, coisa que a pandemia nos roubou, mas nos deixou uma nova e interessante possibilidade que foi o atendimento remoto, uma forma diferente, porém possível de fazer a psicoterapia, com as mesmas garantias de sigilo e normas éticas. Basta que você tenha um espaço que garanta a privacidade (preferencialmente estar sozinho no ambiente, sem possibilidade de interrupção), possuir uma conexão de internet estável, um celular, tablet ou computador e ter o desejo de buscar auxílio para se sentir melhor.
Desde 2006, trabalhei em alguns consultórios e clínicas e, em 2022, fechei o consultório para atendimento presencial, pois, nessa ocasião, a maioria dos atendimentos já eram remotos (online) e com isso pude acompanhar pessoas que vivem ou se mudaram para outras cidades do Brasil e brasileiros que estão pelo mundo. Essa foi uma das vantagens do atendimento online, além de outras como não precisar buscar local para estacionar ou gastar tempo com o deslocamento. O que fico devendo é o abraço ou aperto de mãos e o cafezinho fresco (noutras vezes o lenço de papel e a água gelada). Mas, se eu não posso oferecer o espaço físico, ofereço o virtual que fui construindo ao longo desses últimos anos, trazendo um pouco do meu antigo consultório e cuidando de detalhes que permitam receber e acompanhar, mesmo à distância, quem chega até ele.
Agora que você já sabe sobre mim, quer marcar uma sessão para me contar por que você merece fazer psicoterapia?
****************
Sobre o que ainda é mais relevante citar, ao longo da minha formação clínica, fiz aprofundamentos didáticos-vivenciais com os Psicoterapeutas: Jean-Marie Delacroix (França); Jean-Marie Robine (França), Paolo Quatrini (Itália) e formação em ‘Gestalt, saúde e adoecimento’ com a Dra Adriana Schnake (Chile).
Cursos de aprofundamento realizados recentemente:
-Imersão da Clínica Gestática das Neurodiversidades: TDAH, TEA e Altas Habilidades- Julho 2024.
-Minicurso: Compreensão e prática clínica da vivência da Obesidade e Compulsão Alimentar- Junho 2024
-Pós-formação em Gestalt-terapia (132 horas, pelo IGTR )- Julho 2022.
-Programa Intensivo de MINDFULNESS (adaptado do programa de 8 semanas)- Junho. 2019.
-Prevenção ao Suicídio e Manejo do Comportamento Suicida- maio. 2018.
-Psicofármacos para Psicólogos-set.2017.
- Certificados em experiência profissional*
Experiência em:
- Gestalt
- Psicologia Clínica e da Saúde
Consultórios (2)
Teleconsulta
Método de pagamento: Transferência Bancária, Depósito Bancário
O pagamento para a consulta vai diretamente para o especialista, que também é responsável por determinar sua própria política de cancelamento e reembolso.
Em caso de qualquer problema com pagamento, contate o especialista.
Lembre-se de que a Doctoralia não cobra taxas adicionais pela marcação de uma consulta e não processa os pagamentos em nome do especialista.
Prepare-se 10 minutos antes da consulta e verifique se o seu smartphone ou notebook está com a bateria carregada. Para uma videochamada, verifique se tudo funciona: conexão com a internet, câmera e microfone. Prepare também a documentação médica (como resultado de um exame) caso precise mostrar na consulta.
17 opiniões de pacientes
Classificação geral
Ordenar por
Malena
A Ana é uma excelente profissional sempre muito atenciosa e disposta a me auxiliar com minhas dúvidas e dificuldades. Recomendo muito seu trabalho.
Lara Souza
Ha mais de uma década que sou privilegiada em ser paciente da Ana. Comecei as consultas por recomendação da melhor amiga, sendo consultas presenciais em Floripa. Mudei para outro continente e agora, aqui do outro lado do mundo, eu e minha melhor amiga daqui utilizamos do atendimento online. Nem precisava falar mais nada mas vou… A Ana eh super atenciosa, muito inteligente, empática e ao mesmo tempo super profissional. Absolutamente recomendo.
P.D.
Ana é uma profissional excepcional que desempenha seu trabalho com excelência, cuidado e uma presença genuína. Ao longo do tempo em que sou acompanhada por ela, pude me conhecer melhor e encontrar forças para enfrentar períodos difíceis. A dedicação e a sensibilidade da Ana fazem toda a diferença no processo terapêutico, ajudando-me a crescer e a me sentir mais segura. Recomendo fortemente o trabalho dela para quem busca uma psicoterapeuta comprometida.
Fernando
Aprendi na terapia que as coisas/fatos/pessoas não precisam mudar para nos sentirmos melhores. A mudança que faz a diferença é aquela relativa à nossa forma de ver e encarar as mesmas situações. Já se vão 7 anos desde a minha primeira sessão com a Ana e sou muito grato a ela pelos resultados de seu trabalho sério e dedicado.
Denise
Estou há quase dois anos em acompanhamento com a Ana Carolina. Desde o início, fui acolhida com empatia e profissionalismo, o que me fez sentir à vontade para me abrir e compartilhar meus desafios e inseguranças. Já pude observar evoluções significativas em diversas áreas da minha vida, graças ao suporte e às orientações dela.
Ela sempre demonstra um profundo conhecimento e uma abordagem cuidadosa, adaptando as sessões às minhas necessidades e ao meu ritmo. A cada encontro, sinto que saio mais fortalecida e com novas ferramentas para lidar com as situações do dia a dia.
Recomendo a Ana Carolina a qualquer pessoa que esteja em busca de uma profissional competente e comprometida com o bem-estar de seus pacientes.
Sou muito grata por todo o progresso que fiz até aqui, e estou confiante de que continuarei a alcançar novos objetivos com a ajuda dela.
usuário
Pontos positivos
Excelente. Procurei a Ana em situação de extrema fragilidade emocional e ela, com toda sua sensibilidade e competência, soube me fazer crescer e enxergar as coisas de outro modo. Tive a sorte de encontrá-la por esse site ea indico a todos que passam por momentos difíceis ou buscam autoconhecimento
paciente anônimo
Pontos positivos
abordagem e condução das sessões.
paciente anônimo
Pontos positivos
Muito atenciosa
Pontos de melhoria
Para mim estava tudo muito bom e depois da consulta entrou em contato para saber se tinhamos conseguido superar o problema
Dúvidas respondidas
13 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia
Há 9 meses sofro dores intensas no pescoço, ombros, peitoral, em torno escapulas, não passa com analgésicos, nem anti-inflamatórios. Já tomo velija e pregabalina. Pode ser fibromialgia?
Olá! Sim, é uma possibilidade que precisa ser avaliada com um médico especialista na área, um Fisiatra. Recomendo que procure uma clínica especializada na reabilitação em dor com tratamento interdisciplinar. Caso você esteja sendo acompanhada por um médico especialista, converse com ele da possibilidade de realizar avaliação com um psicólogo e realibitação com fisioterapeuta. Caso não esteja sendo acompanhada, procure um especialista. O diagnóstico da fibromialgia é realizado a partir da exclusão de outros quadros clínicos e o tratamento deve ser realizado com acompanhamento psicoterápico. Espero ter ajudado!
Atenciosamente, Ana Carolina.
sofro de TPM, gostaria de saber como tratar!
Atualmente não tomo nenhum anticoncepcional!
Já tomei o yaz e que depois de 3 meses tomando me deu uma depressão forte pré-menstrual.
Parei de tomá-lo mas continuo com os sintomas que ele ajudou a intensificar ! qual o tratamento?
Olá, cada organismo reage de uma forma diferente a cada medicação.
É importante estar ciente que o objetivo da medicação é tratar o sintoma, não necessariamente a causa do problema. Por isso, pode ser necessário consultar um Ginecologista, para investigação do seu quadro clínico, e/ou de um Psicoterapeuta, para avaliar e orientar sobre fatores emocionais que possam estar relacionados à depressão que surge na TPM. Att.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.
Perguntas frequentes
-
Quais são as principais especialidades de Ana Carolina Seara?Ana Carolina Seara é psicóloga. Te mostramos alguns dos serviços oferecidos pelo especialista graças à sua trajetória e vasta experiência: Atitude Frente à Dor, Consulta psicológica do adolescente, Consulta psicológica do adulto, Consulta psicológica do idoso, Dificuldade em comunicação, Grupo terapêutico para ansiedade, Primeira consulta psicologia, Psicologia Aplicada à Saúde, Psicoterapia, Psicoterapia adulto.
-
Onde fica o consultório de Ana Carolina Seara?Ana Carolina Seara atende em:
- Centro Florianópolis
-
Posso passar por atendimento online com Ana Carolina Seara, sem ter que ir até o consultório?Sim, Ana Carolina Seara oferece atendimento online. Basta selecionar "Teleconsulta" ao agendar sua consulta e você poderá ver as datas e horários disponíveis.
-
Quais métodos de pagamento são aceitos por Ana Carolina Seara?Ana Carolina Seara aceita os seguintes métodos de pagamento: Dinheiro, Depósito Bancário, Transferência Bancária.
-
Em quais idiomas Ana Carolina Seara atende?Ana Carolina Seara atende em Português, Espanhol.
-
Como posso marcar uma consulta com Ana Carolina Seara?O calendário que Ana Carolina Seara exibe em seu perfil na Doctoralia é atualizado em tempo real. Tudo o que precisa é escolher o dia e a hora que forem mais convenientes para você. O agendamento é gratuito e você também recebe um lembrete antes da consulta.
-
Quando poderia me consultar com Ana Carolina Seara?Ana Carolina Seara costuma ter horários disponíveis dentro da mesma semana ou para a semana seguinte. Verifique o calendário: você verá o primeiro horário disponível, atualizado em tempo real. Caso o horário sugerido não funcione para você, verifique outras datas. Agendar uma consulta é sempre imediato e gratuito.
-
O que outros pacientes opinam sobre Ana Carolina Seara?Um total de 17 pacientes já deixou uma opinião honesta e real sobre Ana Carolina Seara, que tem uma avaliação média de 5 estrelas (de 5).
-
Quais são os convênios aceitos por Ana Carolina Seara?Ana Carolina Seara não aceita convênios, apenas pacientes particulares. Recomendamos que caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o especialista.
Dificuldades no relacionamento em Florianópolis
Alterações do humor em Florianópolis
Ataque de pânico em Florianópolis
Conflitos de relacionamento em Florianópolis
Transtorno depressivo em Florianópolis
Dificuldade na tomada de decisões em Florianópolis
Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) em Florianópolis
Ansiedade da Separação em Florianópolis
Transtornos de ansiedade em Florianópolis
Compulsão alimentar em Florianópolis
Transtorno da ansiedade em Florianópolis
Transtornos do humor em Florianópolis
Dificuldade com organização e planejamento em Florianópolis
Mais (15)Psicólogos com Unimed em Florianópolis
Psicólogos com Geap Saúde em Florianópolis
Psicólogos com Cassi em Florianópolis
Psicólogos com Bradesco Saúde em Florianópolis
Psicólogos com SC Saúde em Florianópolis
Psicólogos com Saúde Caixa (Caixa Econômica Federal) em Florianópolis
Psicólogos com Postal Saúde em Florianópolis
Psicólogos com Amil em Florianópolis
Psicólogos com Sul América Saúde em Florianópolis
Psicólogos com ASSEFAZ (Ministério da Fazenda) em Florianópolis
Psicólogos com EloSaúde (Eletrosul) em Florianópolis
Psicólogos com Celos em Florianópolis
Psicólogos com Mediservice em Florianópolis
Psicólogos com Sidesc em Florianópolis
Psicólogos com Eletros-Saúde em Florianópolis
Psicólogos com GAMA Saúde em Florianópolis
Psicólogos com Saudesc em Florianópolis
Psicólogos com Outro (Reembolso) em Florianópolis
Psicólogos com Celos Saúde em Florianópolis
Mais (14)